Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Senai coloca mais de 400 jovens qualificados no mercado

“A indústria acreana está sendo favorecida neste momento, pois encontra, em nossos formandos, os mais novos profissionais do mercado”, declarou a instrutora Pollyana Rufino de Souza, durante a solenidade de formatura dos alunos dos cursos de Aprendizagem do Senai, na última sexta-feira, 16 de dezembro. O evento, realizado no Ginásio do Sesi, na última sexta-feira, 16 de dezembro, certificou 436 formandos, aptos para entrar no mercado com noções básicas das profissões de Assistente de Produção Industrial; Auxiliar em Logística Industrial; Auxiliar em Obras de Edificações; Auxiliar em Redes de Computadores; Costureiro Industrial de Confecção em Série; Eletricista de Manutenção Predial e Industrial; Marcenaria; Mecânica de Manutenção Automotiva; Operador de Máquinas para Marcenaria; Padeiro e Confeiteiro.

“Agradeço ao Senai por nos abrir as portas, esforçar-se para nos tornar profissionais competentes e nos possibilitar um futuro promissor”, declarou Sayonara de Castro Paiva, do Curso de Auxiliar de Obras de Edificações. O presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac) e do Conselho Regional do Senai, Carlos Sasai, desejou sorte aos concludentes, afirmando que, naquela ocasião, encerrava-se uma das mais nobres missões da instituição: a de promover a educação profissional e tecnológica, a inovação e a transferência de tecnologias industriais, contribuindo para elevar a competitividade da Indústria do Estado do Acre.

“A cada ano, temos ampliado o número de matrículas, interiorizando nossas ações e intensificando nossa atuação na Aprendizagem Industrial. Portanto, presidir esta solenidade de formatura de 436 alunos é motivo de orgulho e satisfação”, afirmou Sasai. “Continuem seus estudos, acreditem em seus sonhos e não desistam diante da primeira dificuldade que surgir. Somente com perseverança e dedicação podemos vencer”, aconselhou.
Para o diretor regional do Senai, César Dotto, o grande número de formandos é extremamente significativo. Demonstram a importância da instituição e identificam a altíssima qualidade do profissional que vai para o mercado de trabalho, já que 76% dos alunos do Senai em todo o Brasil são absorvidos. “Para 2012, temos o desafio, aqui no Acre, de formarmos mais de 900 alunos na Aprendizagem, levando competência técnica e de gestão para as vidas”. Ele destacou ainda a importante parceria com as empresas cotistas – 60 só no Estado – e a Superintendência Re-gional do Trabalho, que contribuem na abertura de novas perspectivas para os alunos.

A solenidade – que ainda apresentou um desfile com as criações de alunos e instrutores do curso de Costureiro Industrial – também foi prestigiada pelo secretário Estadual de Educação, Daniel Queiroz de Sant’Ana (Daniel Zen), e pela deputada federal Perpétua Almeida, que parabenizaram a coragem e a persistência dos formandos. “É muito bom vê-los realizando um sonho, cumprindo seus objetivos. Vocês receberam qualificação profissional em todos os sentidos e este aspecto específico de formação tem sido fundamental para o mercado de trabalho”.

Em 2011, o Senai/AC atendeu jovens contratados por 60 empresas em todo o Estado. A Lei do Jovem Aprendiz determina que estabelecimentos de qualquer natureza, com exceção das de micro e pequeno porte, devem contratar como aprendizes entre 5% e 15% do total de trabalhadores, matriculando-os nos serviços nacionais de aprendizagem, como o Senai, ou em escolas técnicas e entidades sem fins lucrativos voltadas à educação profissional. Para ser aprendiz o jovem deve ter entre 14 e 24 anos. (Ascom Fieac)

Sair da versão mobile