Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Senai promove curso para produção de panetones

Realizado todos os anos com início próximo ao período do natal, o SENAI ofereceu mais uma edição do curso de fabricação de panetones, que teve o encerramento na última quarta-feira (21). O principal público-alvo são as panificadoras que participam da produção ofertada pelo governo ao funcionalismo público.

Esta demanda atende a uma solicitação do Sindicato da Panificação (Sindpan), para que as panificadoras possam manter o padrão de qualidade necessário no processo produtivo. No curso são ensinados em detalhes o processo de produção, abrangendo o uso de ingredientes, tempo de fermentação, modo de cozimento e a parte de higiene.

O SENAI oferece cursos de pães e massa, confeitaria básica, doces e salgados, confeitaria fina, bolos e tortas e cestas especiais. Desenvolve também consultorias no processo produtivo, como redução de desperdícios e balanceamento das receitas. A parceria entre a instituição e os empresários do setor é antiga e Deocleciano Brito, instrutor e consultor no curso, destaca que o SENAI está sempre de portas abertas para auxiliar a indústria local. “Além dos cursos oferecidos no decorrer do ano, fazemos demonstrações e atendemos solicitações dos empresários, que nos enviam matéria-prima para desenvolvermos alguns produtos aqui”, ressalta. Ao todo, 17 panificadoras se beneficiam deste trabalho, sendo 16 de Rio Branco e uma de Brasiléia.

A compra dos panetones por parte do governo estadual, destinados aos trabalhadores do funcionalismo público, é realizada por meio de licitação, através da qual a produção local tem sido valorizada, com panificadoras acreanas tendo vencido nos últimos anos o processo licitatório e que, junto aos demais sindicalizados do Sindpan, se unem para dar conta da produção, que já passa de 40 mil itens. Para Deocleciano, “esta é uma oportunidade a mais das panificadoras auferirem um lucro no final do ano, além de oferecerem mais um produto de qualidade aos seus clientes”.

Abrahão Felício, presidente do Sindpan, destaca a importância do projeto. “Esta ação já existe há 13 anos e os empresários aguardam com ansiedade o início da fabricação dos panetones, pois é algo que ajuda as padarias no pagamento do 13º, nos salários, em muitas coisas da indústria da panificação”, diz. Além disso, os produtos são ofertados também no balcão das padarias e fazem sucesso com os clientes. “Hoje eu não tenho aqui na minha panificadora mais panetones para entregar, pois foram todos vendidos”, comemora. (Assessoria)

Sair da versão mobile