Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Teatro Mágico e jornalista do Observatório de imprensa são as atrações do Prêmio de Jornalismo do MPE/AC

O Teatro Mágico, banda musical brasileira conhecida por sua irreverência e poesia e o jornalista Luciano Martins, do Observatório de Imprensa, são as grandes atrações da solenidade de premiação do Prêmio de Jornalismo do Ministério Público do Estado do Acre (MPE). O evento acontece na próxima quarta-feira, dia 14, às 20h, no Teatro Plácido de Castro e é só para convidados. Logo depois da premiação haverá a balada dos vencedores, na boate Posh, a partir das 23h.

As inscrições para o Prêmio de Jornalismo terminaram no último dia 6. Doze pessoas compõem a comissão organizadora. Com mudanças no edital do concurso, a segunda edição unificou as categorias jornalismo impresso e fotografia. Na categoria Telejornalismo, o repórter cinematográfico é premiado junto com o repórter. Será cedida menção honrosa para os trabalhos veiculados em blogs e revistas eletrônicas. Os jornalistas também apresentam reportagens nas categorias: Radiojornalismo e Jornalismo Ambiental, além do destaque acadêmico- esta última para incentivar e contemplar os estudantes de Jornalismo.

O Prêmio de Jornalismo do MPE, que tem o Banco do Brasil como patrocinador oficial e vários parceiros, está em sua segunda edição e tem por objetivo reconhecer e pre-miar as matérias jornalísticas cujas pautas estejam relacionadas à atuação da instituição nas diversas áreas, como: meio ambiente, saúde, combate a organizações criminosas, consumidor, dentre outras. Cada participante pode concorrer com até três trabalhos.

Luciano Martins – Uma das atrações da festa será a presença do jornalista e escritor Luciano Martins, apresentador do programa Observatório da Imprensa no Rádio, colunista do jornal Brasil Econômico sobre Sustentabilidade e Publisher – Biblos Editora Digital. Luciano foi consultor em Comunicação e Sustentabilidade e participou de seminários na América Latina para o Programa Latino Americano de Responsabilidade Social. Foi um dos fundadores e publisher da revista “Adiante”, uma publicação mensal de Economia, Negócios e Políticas Públicas com foco em inovação e sustentabilidade. É ex-diretor das empresas: Amana-Key, Tupy Fundições, Burson-Marsteller.

 Teatro Mágico – A trupe O Teatro Mágico foi criada pelo ator, músico e compositor Fernando Anitelli, que compõe as canções do grupo. A equipe que o acompanha foi formada em dezembro de 2003 por amigos e artistas que acreditaram no projeto.  A trupe trabalha sem o apoio de gravadoras ou campanhas midiáticas, alegando-se independentes.

O grupo possui três álbuns de estúdio: Entrada para Raros, o Segundo Ato e A Sociedade do Espetáculo. A filosofia do grupo passa por construir sua participação na formação e diretriz do movimento Músicas Para Baixar (MPB) – comprometido com a defesa do livre compartilhamento de arquivos musicais, via internet e flexibilização do direito autoral, que com adesão de artistas e músicos preocupados com questão da censura na web.

Esse é um dos motivos pelo qual o Teatro Mágico não só revolucionou as apresentações musicais com sua mistura genuína de música, poesia, literatura, circo e grandes idéias, como também vem contribuindo fortemente para levar cultura e arte de forma democrática.

Nesses anos de existência, o Teatro Mágico lançou vá-rios DVDs, fez shows em parques, associações, grandes e pequenos parques, praças e até em circo, além de vender o fabuloso número de mais de 330 mil cópias, sem que esses trabalhos tenham sido divulgados na mídia. (Ascom MPE/AC)

Sair da versão mobile