Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

TSE conclui apuração e confirma vitória do “não” no Pará

Com 100% das urnas apuradas, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divulgou no início da madrugada desta segunda-feira o resultado final do plebiscito sobre a divisão do Estado do Pará. Segundo os dados, a criação dos Estados de Tapajós e Carajás foi rejeitada por 66,08% e 66,60% dos eleitores paraenses, respectivamente.

O plebiscito aconteceu após o STF (Supremo Tribunal Federal) definir que toda a populacão do Estado deveria ser consultada sobre a divisão, e não só a parcela dos cidadãos que poderá integrar os novos territórios.

A decisão foi considerada um revés para os partidários do sim à separação. A população do que seria o novo Pará, majoritariamente antidivisão, é muito superior à soma dos moradores das áreas separatistas: 4,6 milhões, ante 2,9 milhões.

Mesmo que a divisão fosse aprovada, ainda precisaria ser submetida ao crivo do Congresso, por meio de uma lei complementar, conforme rege a Constituição.

Agora, uma nova proposta de consulta pela divisão do Estado só poderá ser apresentada na próxima legislatura, a partir de 2015. (Folha.com)

 

Sair da versão mobile