Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

UTRE ganha Prêmio Melhores Práticas

projeto-catar -(1)Rio Branco ganhou mais um prêmio pela gestão efi-ciente dos resíduos sólidos. A Caixa Econômica Federal consagrou os 20 projetos finalistas da 7ª edição do Prêmio Caixa Melhores Práticas em Gestão Local. Os secretários Cezário Braga, de Serviços Urbanos, e Silvia Brilhante, do Meio Ambiente, receberam a honraria no último dia 12, no auditório do Centro Cultural da CEF, em Brasília, com o projeto “Sai do Lixo” que mostra a cadeia de sustentabilidade socioeconômica e ambiental da coleta e disposição de lixo a partir da Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos de Rio Branco (UTRE). Nada menos que 200 municípios se inscreveram. Na penúltima fase, 100 projetos foram avaliados por um comitê formado por 19 profissionais de diversas áreas do banco, entre consultores, gestores e técnicos com formação e experiência nas áreas dos temas que são foco na premiação. “Estamos colhendo os frutos de mais de sete anos de um trabalho de muitos desafios, tentando resolver os problemas”, disse o prefeito ao comemorar o prêmio. Ele lembrou que “os recursos são escassos e as demandas, infinitas”. “Portanto, é o reconhecimento nacional  e indica que estamos no caminho certo”, completou o prefeito.

Na semana passada, o prefeito Raimundo Angelim e Silvia Brilhante estiveram em São Paulo, onde receberam o Prêmio Eco Cidade pela política de destinação dos resíduos sólidos. A outorga foi feita pela Asso-ciação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).

A última etapa do concurso  da Caixa, ocorrida entre os dias 24 e 25 de novembro, aqueles 100 trabalhos foram avaliados por um júri externo, constituído por especialistas de outras instituições, escolheram os 20 vencedores, os quais agora estão inscritos no Prêmio Internacional de Dubai para Melhores Práticas 2012, organizado pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (Habitat), além de terem recebido troféu e certificado.  “O sentimento é de realização, do dever cumprido, de que estamos fazendo algo para a posteridade, para nossos filhos e netos”, declarou Cezário Braga, que recebeu a premiação em Brasília.

O Prêmio CAIXA Melhores Práticas em Gestão Local é inspirado no Programa Best Practices and Local Leadership Programme (BLP), do Habitat/ONU, e traz a colaboração da Caixa na implantação da Agenda Habitat, compromisso internacional assumido pelo Brasil na Segunda Conferência das Nações Unidas sobre os Assentamentos Humanos, realizado na Turquia, em 1996. Desde a sua primeira edição, em 1999, o concurso contou com a participação de 1.353 projetos, sendo que 70 foram premiados e 30 classificados entre os 100 melhores do mundo, no Prêmio Internacional de Dubai. Para Silvia Brilhante, a política de destinação de resíduos sólidos da capital acreana “é um trabalho visionário” que, em sua avaliação, demonstra o compromisso socioambiental da gestão de Angelim.

O advento da UTRE possibilitou, além dos objetivos iniciais alcançados,  diminuição de gastos com a limpeza urbana, no controle da poluição e no tratamento de doenças. Ocorreu principalmente inclusão social: a população com menor nível escolar passou a ter oportunidade de renda, se organizando em cooperativa, contribuindo com a limpeza da cidade e a conservação do meio ambiente. A população que fornece o material reciclável para os catadores também passa a exercer cidadania. 200 pessoas trabalham na UTRE entre catadores, funcionários da prefeitura e de empresas coligadas.  Um catador tinha renda média de R$ 250 ao mês. Com  a instalação da UTR  e o envolvimento da PlasAcre, a remuneração dobrou uma vez que outros tipos de resíduos estão agora sendo comercializados: antes o catador só visava latas de alumínio, a partir do aumento do preço para venda do plástico, passou-se a coletar este material. Do lixo produzido, 20% é composto por plástico.

Mas os resultados são ainda mais efetivos: retornaram para o ciclo produtivo 407 toneladas  de pneus. Das 5.564 cidades brasileiras, somente 405 (7%) implantaram coleta seletiva pública. A partir deste projeto, a Prefeitura de Rio Branco passou a ser destaque na Região Norte na Gestão de Resíduos Sólidos. (Ascom PMRB)

Sair da versão mobile