Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Vândalos destroem o relógio solar do Parque São Francisco

Inaugurado em outubro pela Prefeitura de Rio Branco, o parque no entorno do Igarapé São Francisco está sendo depredado por vândalos. No final de semana, um bando danificou uma das principais atrações do local, o relógio solar. Policiais militares chegaram a apreender um menor, mas o restante do grupo fugiu. Quase todos os quiosques já tiveram porta ou janelas arrombadas.

Apesar de possuírem equipamentos de segurança no interior dos estabelecimentos, os permissionários estão revoltados e ameaçam ir ao Ministério Público Estadual pedir providências. “Os órgãos responsáveis já estão cientes desse absurdo. A gente só quer trabalhar”, desabafou um comerciante, que pediu para não ser identificado.

 Um dos representantes da Cooperativa de Produtos e Serviço Econômicos e Solidários do Acre (Cooesa), Carlos Taborga, disse que encaminhou ‘vários documentos’ aos órgãos responsáveis pela administração do parque, cuja placa inaugural indica a Secretaria Municipal de Meio Ambiental (Semeia). A reportagem de A GAZETA tentou falar com os responsáveis pelo órgão, mas ninguém atendeu aos telefones 3228/2394/ 2894 /3933.  

Foi procurado, ainda, o coordenador municipal para o trabalho econômico e solidário, Evandro Rosas. Ele afirmou que não existem vigilantes no local, justificando que a Polícia Militar não teria como fazer a guarnição e sugerindo que o trabalho fosse feito por uma guarda municipal. “Acontece que essa guarda não existe”, disse ele, propondo que os permissionários contratem uma segurança particular.

O parque São Francisco trouxe um novo aspecto ao bairro Raimundo Melo e adjacências. Abrangendo uma área de 1.050 m² ao longo do igarapé, entre as avenidas Antônio da Rocha Viana e Getúlio Vargas, o investimento custou quase R$ 7,5 milhões.
O parque conta com 6 quiosques para lanches, foi urbanizado com calçadas, placas de concreto, ciclovias, iluminação, praça com playgroud e quadra poliesportiva. O local é um dos espaços públicos mais visitados, principalmente por causa do relógio de sol, que mede a passagem do tempo pela observação da posição do astro.
.

Sair da versão mobile