Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

DRE apreendeu mais de 50 kg de cocaína em Rio Branco em 2011

Agentes da Delegacia de Repreensão a Entorpecentes – DRE da Polícia Civil, comandados pelo Pedro Paulo Silva Buzolin, neste ano de 2011 já aprenderam mais de 140 kg de entorpecentes somente este ano na cidade de Rio Branco.
Apreensões 2011 2
Através de investigação a DRE aprendeu 58 pessoas em flagrante, sendo 36 homens e 22 mulheres, além da prisão de mais 12 pessoas através de cumprimento de mandados de prisão, totalizando 70 presos e indiciados por tráfico de drogas.

De acordo com informações do delegado Pedro Buzolim, desse total de drogas apreendidas 51,087kg são de cocaína e 89,383kg de maconha.

O delegado afirmou que a apreensão de maconha é maior porque a droga é transportada em grande quantidade, pois possui um valor comercial bem menor do que a cocaína e é produzida em locais distantes do estado, enquanto a cocaína possui um valor econômico elevado e é produzida nos países vizinhos, Peru e Bolívia, respectivamente considerados o primeiro e o terceiro maiores produtores de cocaína.

No ano de 2011 ficou marcado pela divulgação do “Oxi”, denominação dada a “pasta base de cocaína”, droga já conhecida no Acre há muitos anos, e que ganhou projeção nacional. O que foi denominado “Oxi” na verdade é “pasta base de cocaína”, em forma de pequenas pedras. Diferente do “crack” apenas pela sua composição química.

“Esta Delegacia não realizou nenhuma apreensão de “crack”, droga derivada da cocaína, durante o ano de 2011, o que demonstra que esta droga não é comercializada no estado, pelo menos não de maneira significante. Pois até “haxixe”, droga que até este ano não fora apreendida no Acre, durante o ano de 2011 foram apreendidos aproximadamente quinhentas gramas”. Afirmou Buzolim.

Somente em Rio Branco foram apreendidos mais de 140 kg de cocaína e maconha ,mas a delegacia trabalhou em conjunto com outros estados sendo responsável por investigações que resultaram na prisão de traficantes e apreensão de cocaína.

“Vale ressaltar que investigações realizadas pela DRE levaram à prisão, traficantes de outros estados, citando como exemplo a prisão de quatro traficantes em Fortaleza. Esses traficantes estavam em posse de mais de sete quilos de cocaína, oriunda do Acre, e foram presos na capital cearense pela polícia federal em flagrante, graças às investigações realizadas pela polícia civil acriana”. Destacou o delegado.

Buzolim fez questão de afirmar que o maior parceiro da Polícia foi a sociedade, pessoas que colaboraram através de denúncias que foram averiguadas e culminaram com apreensões de entorpecentes e prisões de traficantes.

Sair da versão mobile