Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Código Florestal pode ser votado ainda neste ano, afirma Ideli

A ministra Ideli Salvati (Relações Institucionais) afirmou que a discussão sobre o Código Florestal pode ser concluída ainda neste ano.

Aprovado no Senado na semana passada, o texto, que impõe limites ao avanço da produção agrícola e da pecuária no país, precisa ser analisado mais uma vez pela Câmara dos Deputados.

“Se houver acordo entre os líderes, é possível votá-lo ainda antes do final do ano. É claro que nos temos poucos dias de votação, mas já que os líderes da Câmara acompanharam as tratativas, as negociações e acordos no Senado, esta possibilidade existe”, afirmou a ministra nesta segunda-feira (12) após reunião de coordenação.

Segundo ela, a presidente Dilma Rousseff ficou “bastante satisfeita” com o texto aprovado pelos senadores. Ideli disse ainda que o governo faz um balanço positivo das atividades do legislativo neste ano. A expectativa é votar o segundo turno da DRU (Desvinculação de Receitas da União) – mecanismo que permite ao governo gastar livremente 20% de suas receitas – no próximo dia 20 e, em seguida, o orçamento de 2012.

Também são esperadas a votação na Câmara de projeto que cria o fundo de previdência complementar do servidor público e a lei geral da Copa na comissão especial da Casa. No Senado, a previsão é votação de indicação de Rosa Weber para o Supremo Tribunal Federal.

“Acho que nós vamos conseguir encerrar o ano de forma extremamente positiva”, disse Ideli. A presidente Dilma deve fazer uma confraternização com ministros e líderes, na próxima semana, para comemorar o balanço do ano. (Folha.com)

Sair da versão mobile