Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Eletrobrás aprova projeto que prevê troca de lixo reciclável por desconto na conta

Processo de implantação do programa da troca de lixo reciclável por bônus na conta de luz começa em janeiro

Depois de mais de um ano de luta nas esferas municipal, estadual e nacional, a vereadora de Rio Branco, Ariane Cadaxo (PC do B) conseguiu obter do presidente da Eletrobrás, Marcos Aurélio Madureira, a aprovação do projeto que prevê a troca de lixo reciclável por desconto na conta de luz. 

A decisão do presidente foi comunicada à parlamentar pelo gerente de Eficiência Energética da empresa no Acre, Dennys Cordeiro Sena, com quem ela esteve reunida na última terça-feira. Segundo Dennys, o anúncio foi repassado pelo coordenador do Grupo de Eficiência Energética da Eletrobrás Distribuição Acre, Rondônia, Amazonas, Roraima, Alagoas e Piauí, José Medeiros.

“A determinação partiu do próprio presidente da Eletrobrás, recomendando o atendimento à solicitação da vereadora Ariane Cadaxo e deliberando que iniciemos a formatação e a montagem do projeto em Rio Branco”, detalha o gerente do setor no Acre. Ainda de acordo com ele, o início do processo de implantação ocorrerá a partir da segunda quinzena de janeiro de 2012. “O compromisso da empresa está firmado”, garante.

Dennys Cordeiro esclarece que o processo de implantação do programa envolverá uma sequência de ações que começarão com a elaboração do projeto e o levantamento do orçamento para a aprovação da diretoria da Eletrobrás e a Aneel. Em seguida, será feita a licitação para contrato da empresa que cuidará da execução do trabalho em Rio Branco.

“Os parceiros, incluindo a prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), serão chamados a participar da elaboração do programa, tendo em vista que, uma vez em funcionamento, todos estarão cumprindo seu papel”, disse ele, ao se referir ao fato de que o município já garantiu a logística, ou seja, a coleta e os pontos de coleta.

“Fico muito feliz em dar uma resposta para a sociedade sobre um programa que vai beneficiar diretamente as famílias de baixa renda e as instituições filantrópicas. Esse é um projeto que agrega muitos valores, o que inclui a preservação do meio ambiente – já que as garrafas peti e latinhas não irão mais parar nos rios e igarapés – e fortalecerá a limpeza da nossa cidade, além de promover uma mudança de comportamento da população”, destacou Ariane Cadaxo.

Sair da versão mobile