Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Em evento com catadores de lixo, Dilma diz que é presidente dos pobres

A presidente Dilma Rousseff disse nesta quinta-feira, 22, que vai conversar com os governadores para que se empenhem no combate à violência contra os moradores de rua e os catadores de material reciclável.

“O importante é criar com os governadores um diálogo para impedir isso, pois o que está ocorrendo é uma limpeza humana nas grandes cidades desse País”, argumentou a presidente, ao participar da celebração de Natal com catadores de materiais recicláveis e moradores de rua no Sindicato dos Bancários, no centro da capital paulista.

“Vamos ter que lutar muito em 2012 contra a violência que atinge moradores de rua”, disse Dilma, sinalizando a prioridade que dará à inclusão social das pessoas com esse perfil. “Sou a presidenta de todos os brasileiros, mas também dos pobres”, frisou, numa menção a um dos trechos de seu discurso de posse, no dia 1º de janeiro deste ano, no Congresso Nacional. “O meu governo tem compromisso com os catadores e população de rua”, disse ela, destacando que todos os brasileiros precisam ter direitos iguais e acesso aos mesmos serviços prioritários, como educação, saúde e previdência.

Antes do pronunciamento da presidente, um dos momentos mais emocionantes da cerimônia foi quando as cerca de 700 pessoas presentes ao evento, inclusive Dilma e outras autoridades, rezaram em voz alta um Pai-Nosso em intenção da rápida recuperação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que faz tratamento de combate a um câncer na laringe. “O presidente Lula não pode vir hoje, mas tenho certeza que ele estará junto comigo aqui no ano que vem”, disse a presidente. (Agência Estado)

Sair da versão mobile