Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Planalto envia novo projeto do Fuso ao Congresso; votação só em fevereiro

O Palácio do Planalto enviou nesta quinta-feira (22) ao Congresso Nacional um novo projeto  que restabelece o fuso horário dos estados do Acre e parte do Amazonas.

Inconformados com o veto da presidenta Dilma Roussef ao projeto do senador Pedro Taques (PDT/MT), o deputado Flaviano Melo (PMDB)  e o senador Sérgio Petecão(PSD) mantiveram  várias articulações para reverter o quadro. 

Na tarde desta quarta-feira, Flaviano Melo esteve  com o líder do PMDB, Henrique Alves, que o conduziu ao Palácio do Jaburu para uma conversa com o vice – presidente , Michel Temer. O vice-presidente se declarou contrariado com o anúncio que foi sua a autoria do veto: ”Só se eu fosse um imbecil ao quadrado é que vetaria um projeto democrático como o referendo do Acre, que eu inclusive ajudei a aprovar”.

Flaviano saiu do Palácio do Jaburu com o compromisso de Michel Temer que a situação seria resolvida. Mais tarde, recebeu a informação de Henrique Alves que o assessor da Casa Civil, Beto Vasconcelos, havia entrado em contato com a presidenta Dilma Roussef e que um novo projeto seria enviado pelo Executivo. O governador do Amazonas, Omar Aziz, havia concordado com a presidenta Dilma Roussef  com o envio de um projeto que retomasse o horário do extremo – oeste de seu Estado.

Esta quinta-feira, o Diário Oficial publicou a Mensagem n°595 que altera o artigo 2° do Decreto 2.784 de 1913 para restabelecer o fuso horário do Acre e de parte do Amazonas, deixando de fora o oeste do Estado do Pará. Uma vez aprovado, o projeto trará, finalmente, de volta ao Acre o horário tradicional de 2 horas a menos de Brasília. Tudo  conforme decidido por maioria em referendo de autoria do deputado Flaviano Melo. ”A mudança no quadro é uma prova do empenho de meu partido, o PMDB, em fazer valer o referendo realizado no Estado. A presidenta Dilma Roussef reconheceu o caráter democrático da consulta popular. Graças, em muito, à intervenção de Michel Temer, que mais uma vez mostrou seu apreço e respeito pelo povo acreano”.

No mesmo Diário Oficial foi publicada a retificação da autoria do veto, ficando claro que o veto partiu da presidenta Dilma Roussef e não de Michel Temer. A partir do dia 2 de fevereiro, quando se encerra o recesso parlamentar, o deputado Flaviano Melo vai trabalhar para que seja aprovado um requerimento  solicitando que o novo  projeto do Executivo seja incluído na Ordem do Dia para discussão e votação em plenário. ”É mais um esforço que faço em prol da dignidade e respeito de meu Estado”. (Assessoria)

Sair da versão mobile