Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Flaviano quer garantir direitos aos seringueiros

O deputado Flaviano Melo (PMDB) vem articulando junto a seus colegas de Congresso Nacional a votação e aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC)n° 556/2002. A proposta, de autoria da ex-deputada e hoje senadora Vanessa Grazzio-tin (PCdoB/AM), concede aos seringueiros (soldados da borracha) os mesmo direitos garantidos aos ex-combatentes da Segunda Guerra Mundial, como aposentadoria especial, pensão especial e outros. Para o deputado, é uma forma de reconhecimento “a todos os seringueiros que ajudaram o país na época de guerra”.

Para o parlamentar, a PEC 556 vem resgatar uma dívida de todos os brasileiros com os seringueiros. Segundo ele,  durante a fase mais aguda da guerra, quando os principais seringais da Ásia foram invadidos pelas tropas japonesas, foram os seringueiros brasileiros – por isto mesmo chamados de soldados da borracha – que se embrenharam na mata amazônica  para garantir o suprimento de borracha para as tropas Aliadas, “contribuindo de forma decisiva para a revirada da guerra em favor dos que lutavam pela democracia e autodeterminação dos povos”.

Neste sentido, Flaviano pediu a inclusão na Ordem do Dia da PEC 556. Para o deputado, cabe ao Estado brasileiro, e à classe política em particular, reconhecer o heroísmo e desprendimento dos seringueiros recrutados durante a Guerra para trabalhar na Amazônia. “Foram autênticos combatentes mesmo sem estar no front de batalha, que ainda contribuíram e muito para a economia regional”, disse. E lembrou que o Acre abriga grande número destes seringueiros que hoje espera ver seu trabalho e esforço reconhecidos como autênticos “combatentes da liberdade”. (Assessoria)

Sair da versão mobile