Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Lançada a campanha de combate à corrupção

Tiao1012Tião distribui autógrafos durante evento anticorrupçãoA Controladoria Geral do Estado (CGU) e o Ministério Público Estadual (MPE) realizaram ontem, no auditório da Faao, atividades de combate à corrupção. O evento foi em comemoração ao Dia Internacional de Combate à Corrupção, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). Autoridades de todos os poderes, entre eles o governador Tião Viana, além de estudantes estiveram presentes.

O MPE lançou a campanha ‘O Que Você Tem Ver Com a Corrupção’, com distribuição de camisetas e material gráfico. “Um dos principais problemas que dificultam o combate à corrupção é a cultura de impunidade ainda vigente no país. A justiça é morosa, e aqueles que podem pagar bons advogados dificilmente passam muito tempo na cadeia ou mesmo são punidos. Além disso, o fato de os políticos gozarem de direitos como o foro privilegiado e serem julgados de maneira diferente da do cidadão comum também contribui para a impunidade”, assim avaliou o prefeito Raimundo Angelim.

Em estudo divulgado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), foi revelado que entre 1988 e 2007, isto é, em 18 anos, nenhum agente político foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Durante todo este período, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) condenou apenas 5 autoridades.

O Ministério Público Federal (MPF) em Mato Grosso do Sul anunciou que ajuizou uma Ação Civil Pública na Justiça Federal em que solicita a construção, pela União, de um presídio federal para corruptos. A medida marca a semana em que é celebrado o Dia Internacional de Combate à Corrupção. “As campanhas só terão êxito se tivermos mudanças de atitudes”, opinou a auditora do CGU, Juliana Shinmelpfeng.

 

Sair da versão mobile