24 de setembro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

24 de setembro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Perpétua Almeida entrega para Marco Maia a nova lei de Defesa Civil do país

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
15/12/2011 - 04:34
Manda no zap!CompartilharTuitar

A deputada Perpétua Almeida (PCdoB), presidente da Comissão Especial de Medidas Diante de Catástrofes Climáticas, entregou na tarde de ontem ao presidente da Câmara Federal, Marco Maia, o relatório final que sugere um novo marco regulatório para a Defesa Civil no Brasil. Também batizado de o Novo Estatuto de Proteção Civil, as regras, que devem virar lei, têm caráter estritamente preventivo e reúnem sugestões de setores da sociedade, somadas a propostas em tramitação no Congresso Nacional.

O texto conclui pela apresentação de uma proposta de emenda à Constituição e de um projeto de lei, este último criando o Estatuto Nacional de Proteção Civil.

A mudança na nomenclatura, de Defesa Civil para Proteção Civil, segundo o relator, deputado Glauber Braga, já reflete a intenção de alterar o enfoque das ações, de reativo para preventivo. Perpétua destacou a proposta de criação de um fundo especial, a ser formado a partir de recursos do Imposto de Renda, do IPI e de uma porcentagem dos royalties do petróleo.

Segundo Perpétua Almeida, a alteração mais significativa diz respeito à forma de utilização dos recursos. “Hoje o fundo existente permite o uso do dinheiro após o desastre. Nossa idéia é valorizar municípios que investirem em políticas preventivas, conferindo a eles prioridade no acesso aos recursos”, afirmou, acrescentando que a verba do fundo nacional pode chegar a R$ 3 bilhões. “Fizemos um bom trabalho, consistente, responsável, democrático. O país e as virtuais vítimas de novos desastres precisam dessa lei o mais rápido possível”, afirmou a deputada.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

A comissão, após visitar estados castigados por chuvas, enchentes e deslizamentos, faz indicações ao Poder Executivo de ações que estão fora das competências do Congresso, como o apoio técnico e financeiro aos estados para que criem seus respectivos centros de operações de desastres, a criação da carreira de agente de proteção civil e a criação de equipes especializadas em gestão ambiental e em gestão de risco de desastre no âmbito de cada ministério.

“Pedimos ao presidente da Câmara para acelerar a tramitação das propostas. Ele próprio sabe que o país não tem uma legislação que atue na parte preventiva. Por isso, metade das verbas será destinada necessariamente à prevenção de desastres”, explicou a parlamentar acreana. Ela acrescenta que o relatório dá um caráter preventivo à defesa civil, que terá como um dos objetivos reduzir riscos. O próximo passo é o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT/RS) colocar em pauta para votação. (Assessoria)

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Casal no Acre dá exemplo de empreendedorismo

Próxima Notícia

Jorge Viana cobra de novo do Governo Federal ajuda para os refugiados haitianos no Acre

Mais Notícias

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
POLÍTICA

Em votação unânime, CCJ do Senado rejeita e enterra PEC da Blindagem

24/09/2025
Foto: Reprodução
POLÍTICA

Vereador quer que prefeitura dê informações a pacientes sobre fila de espera na saúde

24/09/2025
Servidores e vereadores discutem reajuste salarial durante reunião na Câmara de Rio Branco (Foto: André Gonzaga/A Gazeta do Acre)
POLÍTICA

Servidores de Rio Branco pressionam Câmara por valorização e reajuste salarial

23/09/2025
Foto: Vinicius Schmidt/Metropoles
POLÍTICA

Eduardo Bolsonaro se manifesta após Trump elogiar Lula na ONU

23/09/2025
Foto: Juan Vicent Diaz
POLÍTICA

Entrega do Plano Diretor à Câmara marca nova fase de negócios para Rio Branco, diz base

23/09/2025
Foto: Anne Nascimento
Destaques Cotidiano

Bocalom nega que passagem estudantil vai aumentar: ‘nunca falamos que ia ser mais de R$ 1

23/09/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Jorge Viana cobra de novo do Governo Federal ajuda para os refugiados haitianos no Acre

Câmara ‘devolve’ o projeto da reversão do Saerb para o Estado

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre