Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Perpétua: “democracia e política devem ser feitas sem medo”

perpetua 222788Em entrevista ao Acre alerta.com, a deputada Perpétua Almeida (PCdoB/AC) fala sobre sua pré-candidatura à Prefeitura de Rio Branco e manda mensagem aos mais de 500 internautas que votaram em seu nome em pesquisa eleitoral e para a população da cidade: “Tenho sido uma militante dedicada da Frente Popular. Tenho contribuído para o Acre ser um Estado cada vez melhor para se viver. Tenho assumido as causas do nosso povo. Podemos continuar melhorando e trabalhando mais pela nossa cidade”.

Acrealerta.com:  Na sua avaliação, qual a importância das mídias sociais no processo eleitoral?
Perpétua Almeida: As mídias sociais inovaram a comunicação, pois agora o contato é direto e pessoal. Tenho usado essas ferramentas nos contatos pessoais com amigos e com cidadãos em geral para divulgar as ações do mandato. É um público que nem sempre está na frente da TV ou folheia um jornal, mas está sempre interagindo e sabendo de imediato o que acontece. É uma das formas de comunicação mais democráticas e abertas que conheço, não pode ser desconsiderada, mas deve ser bem utilizada.

Acrealerta.com: Como tomou conhecimento sobre as Enquetes do Acrealerta.com e qual sua avaliação sobre nossa metodologia, na qual os nomes dos pré-candidatos são indicados exclusivamente via Facebook ou e-mail?
PA: Recebi centenas de recados no meu perfil do Facebook e algumas pessoas resolveram mandar mensagem no celular avisando da enquete. Decidi ver o que estava acontecendo, e também votei. Pensei: se posso votar e não voto em mim, como vou ser referência? Achei decisão corajosa dos que votaram, pois diferente da urna, que o voto é secreto, as pessoas botam a cara e assumem a defesa de um candidato. Quero aproveitar e saudar esse gesto corajoso de cada um que votou em todos os candidatos. Democracia e política devem ser feitas assim, sem medo.

Acrealerta.com: Na sua opinião, os resultados da Enquete Acrealerta.com para prefeito de Rio Branco in-fluenciam no processo de definição dos candidatos pelos partidos/coligações?
PA: Não acredito nessa possibilidade. Alguns partidos políticos têm seus interesses. O meu partido, o PCdoB, já decidiu há meses que a Frente Popular deve optar pelo nome que mais embala a militância e esteja em melhores condições políticas de defender o legado que ajudamos a construir e fazer o enfrentamento da oposição. Continuo como pré-candidata e meu partido continua conversando dentro da FPA.

Acrealerta.com: Deputada, seu nome foi imediatamente aceito pelos internautas obtendo 39% da intenção de voto, entre os mais de 1.400 internautas que participaram das enquetes Acrealerta.com, até o momento. São 12 pontos acima do segundo colocado (Tião Bocalom) e 26 pontos acima do candidato dos irmãos Viana (Marcus Alexandre). Na sua opinião, qual seria o prejuízo para Frente Popular (FPA), caso sua candidatura não seja oficializada para disputar as eleições para Prefeitura de Rio Branco?
PA: Nós da Frente Popular temos uma grande responsabilidade com o povo acreano. Reconstruímos esse estado, fazemos o melhor governo tanto no estado quanto nas prefeituras que dirigimos. Meu DNA político tem a Frente Popular. Por isso defendo que devemos ter coragem para fazermos o debate justo e necessário. O eleitor tem toda razão no seu voto, e na última eleição nós recebemos um recado. Nós da Frente Popular já estamos no prejuízo quando nas ultimas eleições estaduais perdemos na Capital – tanto para o governo como para o senado. Nós já vamos botando o pé na campanha tentando tirar a vitória da oposição. E o prejuízo será incalculável se não fizermos o debate democrático entre os partidos, escolhendo quem tem mais condições de animar nossa militância e nosso eleitorado a garantir com garra e com ética essa vitória da Frente Popular. O que o meu amigo Raimundo Angelim faz é uma revolução na cidade. Ele cuida de Rio Branco como quem cuida da sua família, com zelo e dedicação. Mas a população está dizendo que quer algo mais, basta ver o resultado da enquete.

Acrealerta.com:  Muito se comenta que seu nome é o mais indicado para disputar as eleições de 2012, representando a FPA. Isso está sendo comprovado entre os visitantes do Acrealerta. com. A retirada de sua pré-candidatura, “imposta” ou espontânea, colocaria em “xeque” futuras candidaturas suas, mesmo para cargos no legislativo. Caso corrobore com esse risco, a Senhora estaria disposta a pagar esse preço em detrimento da propalada manutenção da unidade da FPA?
PA: Acho que parte da resposta a essa pergunta já respondi na anterior. Não sou candidata de mim mesma. O PCdoB apresenta meu nome como opção da Frente Popular pra fazer a disputa, porque soube ouvir a voz das ruas. E tem horas que, se não soubermos ouvir essa voz, insistir em remar contra a maré, fazer imposições a vontade popular, o prejuízo pode ser grande. Mas não avaliam que esse prejuízo viria para mim, mas para quem, por ventura, fizesse imposições.

Sair da versão mobile