Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Projeto de arborização das “Ruas do Povo” é lançado pelo Governo

Projeto24O governador Tião Viana e o prefeito Raimundo Angelim lançaram ontem, na escola João Eduardo, no bairro de mesmo nome, o projeto de arborização “das ruas do povo”. A iniciativa foi idealizada pelas secretarias estaduais de Meio Ambiente e de Floresta, que firmaram parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia). Os gestores assinaram um decreto que cria um grupo de trabalho para elaboração de um programa de arborização de todas as cidades. 

Para executar programa, o Governo do Estado celebrou uma parceria com Ministério de Meio Ambiente (MMA), que liberou cerca de R$ 3 milhões para reflorestamentos e arborizações. “A liberação desses recursos são uma prova cabal da credibilidade do governo do Acre junto à Presidência da República”, disse o secretário esta-dual de Florestas (SEF), João Paulo Mastrângelo.  

Presente ao evento, o senador Jorge Viana lembrou a história do movimento ambientalista no Acre, destacando a importância do novo Código Florestal, aprovado recentemente pelo Congresso Nacional. “Quase todos os estados terão que se adequar às novas regras ambientais. O Acre saiu no frente porque tem uma história de resistência e depois de consolidação dos ideais de Chico Mendes”, disse ele.

O governador Tião Viana destacou a importância da participação popular nas ações do governo, considerando-a de fundamental importância para legitimar uma gestão democrática e popular. “Aqui nos temos o envolvimento de ONG´s [SOS e WWF] e das pessoas do bairro João Eduardo. Estamos perpassando valores éticos, morais e humanistas”, frisou ele, ressaltando a importância da administração pública “voltada para os que mais precisam”.

A arborização de ruas, parques públicos e praças são ações necessárias para a qualidade de vida das cidades. Por suas múltiplas funções, as árvores atuam diretamente sobre a qualidade do ar, nível de ruídos, a paisagem, além de constituir refúgio indispensável à fauna remanescente nas cidades, ajudando também para a redução do impacto das mudanças climáticas.

Sair da versão mobile