Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Projovem Urbano forma mais 400 no ensino fundamental em Rio Branco

Angelim-projovemA Prefeitura de Rio Branco, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou sexta, 9, no Salão do Empreendedor do Sebrae, a formatura de 400 alunos no ensino fundamental que concluíram o curso pelo Projovem Urbano, criado pelo Governo Federal visando promover a inclusão social dos jovens brasileiros de 18 a 29 anos que, apesar de alfabetizados, não concluíram o ensino fundamental, buscando sua re-inserção na escola e no mundo do trabalho, de modo a propiciar-lhes oportunidades de desenvolvimento humano e exercício efetivo da cidadania. Esta é a segunda turma dessa modalidade de ensino que o Projovem Urbano formou em Rio Branco.

Angelim comemorou a vitória dos alunos, elogiando o esforço de cada um para chegar até aquele momento, e ressaltou as parcerias que vem sendo fundamentais para o sucesso de sua gestão: ‘O Acre tem um diferencial. Nunca fugimos dos desafios. Rio Branco é o único município do Brasil em que o prefeito coloca mais um milhão de reais de recursos da Prefeitura em um programa como esse’, disse Angelim. De seu lado, Daniel Zen reafirmou o compromisso do governo Tião Viana em avançar cada vez mais com a educação no Estado. Segundo ele, há políticos que temem ter uma população esclarecida e estudada para evitar uma consciência crítica na sociedade.

Coordenado pela professora Lídia Mota, o ProJovem Urbano já formou 1.811 alunos na Capital do Acre. O projeto faz parte de um Programa Nacional de Inclusão cujo objetivo é elevar o grau de escolaridade visando o desenvolvimento humano e o exercício da cidadania por meio da conclusão do ensino fundamental, de qualificação profissional e do desenvolvimento de experiências de participação cidadã. O ProJovem Urbano tem como finalidade primeira proporcionar formação integral aos jovens, por meio de uma efetiva associação entre Formação Básica, para elevação da escolaridade, tendo em vista a conclusão do ensino fundamental; Qualificação Profissional, com certificação de formação ini-cial; Participação Cidadã, com a promoção de experiência de atuação social na comunidade.

Nessa perspectiva, o programa tem como finalidades específicas: a reinserção dos jovens no processo de escolarização; a identificação de oportunidades potenciais de trabalho e a capacitação dos jovens para o mundo do trabalho; entre outros.

Dos mais de 1,8 mil estudantes que passaram pelo ProJovem Urbano em Rio Branco desde sua implantação, em 2008, nada menos que 600 dos mais antigos concluíram o ensino médio e uma quantia considerável conseguiu ingressar na universidade. “Vá-rios deles prestaram vestibular e estão na Universidade Federal do Acre”, lembrou Lídia Mota, coordenadora do programa. Há exemplos de ex-alunos cuja renda pessoal saltou de R$ 600 ao mês para R$ 2 mil/mês em pouco mais de dois anos. Exemplos como o da formanda Alessandia Neves, que fez o juramento pela turma; ‘Até aqui chegamos e vamos chegar à faculdade’, disse. À frente da turma, a jovem Vanessa Barroso de Souza também se declarou feliz pelo momento. (Ascom PMRB)

Sair da versão mobile