Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

“Se a Câmara não modificar o texto, a presidente Dilma sanciona o Código”, garante Jorge Viana

O senador Jorge Viana (PT) afirmou na manhã de ontem, durante visita ao jornal A GAZETA, que espera a aprovação do novo Código Florestal na Câmara dos Deputados. Para Jorge, o momento é de unir forças e aprovar o texto, que segundo ele, marca o início de um novo tempo na preservação do meio ambiente.
JORGE-VIANA---fPara Jorge, aprovação do Código marca ‘novo tempo’ na preservação do meio ambiente
Afirmando que o novo Código Florestal “reúne parte de seus sonhos”, Jorge Viana garante que as mudanças são importantes para o Brasil, para os produtores e para o meio ambiente. Ele revelou que a presidente Dilma Rousseff garantiu a sanção do texto, caso não seja modificado na Câmara dos Deputados (embora o líder do governo na Casa, deputado Cândido Vaccarezza, tenha declarado, há 3 dias, que a Cãmara vai fazer ‘ajustes’ no texto).

“Essa construção do novo Código Florestal foi uma verdadeira experiência de vida. Conseguimos, no Senado, democratizar o debate, ouvindo desde os representantes do MST até o mais importante cientista do Brasil. É uma proposta boa para o Brasil, para os produtores e para o meio ambiente”, disse.

Para Jorge Viana o novo Código Florestal não pode ser motivo de confrontos entre aqueles que atuam na defesa do meio ambiente e aqueles que trabalham na produção. Lembrando que o texto construído no Senado está bastante diferente do elaborado na Câmara dos Deputados, o senador garante que as mudanças são importantes para combater, entre outras coisas, o desmatamento ilegal.

Revelando que o Código Florestal é o melhor para o Brasil no momento, Jorge Viana disse que toda proposta foi construída com a participação de representantes de vários segmentos da sociedade, garantindo assim, a democratização de todo processo.

“O projeto da Câmara é favorável ao meio ambiente. Avançamos muito, de tal modo que a floresta deixa de ser um problema para ser solução. O momento é de unir forças para garantir que depois de tantos anos, essa proposta saia do papel e passe para as ações”, afirmou.

Jorge Viana defendeu ainda o envolvimento direto dos governos estaduais, não somente nas discussões, como também na concretização das ações. Para ele, a participação dos estados será fundamental para que o Código Florestal seja colocado em prática.

“Não mudei de lado”, diz Jorge Viana
Rebatendo críticas da ex-senadora Marina Silva e afirmando que continua se inspirando em Chico Mendes, que dedicou sua vida à defesa do meio ambiente, Jorge Viana disse que respeita as diversas opiniões, mas defende a união em prol da preservação da natureza.

“Não mudei de lado. Amadureci em muitos aspectos. Continuo me inspirando no Chico Mendes. Ele era um conciliador e não um radical. Respeito as diversas opiniões, mas defendo que possamos nos unir para plantar árvores e corrigir um erro que durante muitos anos prejudicou o meio ambiente”, ressaltou.

Jorge Viana disse ainda que a ex-senadora Marina Silva faz um bom trabalho na defesa do meio ambiente. “Mas o sentimento deve ser de todos. Estou tentando fazer o melhor possível. Ouvimos as mais diferentes opiniões. Esse Código é fruto de um processo democrático”, assegurou.

Ele revelou que vai iniciar um trabalho, convocando toda sociedade para plantar árvores e ajudar na preservação do meio ambiente. “Quero chamar todo mundo para plantar árvores. Isso tem que nos unir, para que possamos corrigir erros do passado”, concluiu.

 

Sair da versão mobile