Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Tião anuncia inauguração de um silo graneleiro, durante a festa do milho

Governaodor0412A festa para celebrar o crescimento na produção de milho na região da Transacreana a cada edição ganha mais complementos e mostra a quem prestigia a expansão que vem acontecendo na região. Nesta sexta edição a festa contou com a exposição de gado, carneiros, venda de aves, peixes, verduras, muito milho e produtos derivados do grão.

O produtor rural José Augusto Pinheiro, presidente da Coopermat (Cooperativa de Produtores Rurais de Mecanização Agrícola do Acre) garante que os produtores estão muitos satisfeitos com os investimentos que a região da Transacreana vem recebendo na gestão de Tião.

Morador há 30 anos da região, o produtor rural Juarez Rodrigues conta que com a chegada da mecanização a vida das pessoas que trabalham com plantio de milho e outros produtos mudou.“A mecanização chegou na hora certa e o apoio do governo tem sido muito importante. Antes a gente produzia 30 sacos de milho por safra. Hoje, produzimos 300 sacos de milho por safra”, exalta Rodrigues.

Satisfeito em ver a alegria dos produtores que começam a colher os frutos do trabalho na produção agrícola, o governador Tião afirmou que os avanços na região da Transacreana servem de exemplo para todos que investem em produção agrícola.
“Isso são avanços que marcam a história de um belo polo de produção rural do Acre que é a Transacreana. Hoje os produtores estão com dois mil hectares mecanizados e a nossa meta são cinco mil hectares mecanizados ano que vem para a produção de milho, feijão, arroz e seguiremos avançando cada vez mais para a produção com pequenos animais”, anunciou Tião Viana.

No próximo mês deve ser inaugurado o silo graneleiro da região. Isso vai possibilitar a armazenagem de 2,6 toneladas de milho que representaram 52 mil sacas do grão.

Consolidação conquistada pelo trabalho – O secretário de Agricultura e Pecuária (Seap), Mauro Ribeiro lembrou que a festa do milho que este ano chega a sua sexta edição começou de maneira tímida, mas aos poucos se consolida como uma feira agropecuária que apresenta os resultados dos trabalhos dos produtores.

“Com o trabalho que estão apresentando esta festa nós estamos fazendo moda. Estamos criando uma pequena feira agropecuária da Transacreana. Por isso, o governador autorizou que a Seap deve fazer o que for preciso para investir nesta região”, disse Ribeiro.

A deputada federal Perpétua Almeida completou ressaltando que a cada ano a festa fica melhor, com mais participantes e garantiu que não medirá esforços para se manter ajudando a comunidade com emendas que auxiliem na expansão agrícola. (Agência Acre)

Sair da versão mobile