X

Voto aberto é desejo do povo brasileiro, diz Taumaturgo Lima

 

O deputado Taumaturgo Lima (PT/AC) reforçou ontem a necessidade de conclusão da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 349/01) que acaba com o voto secreto nas votações do Congresso Nacional, nas Assembleias Estaduais e nas Câmaras Municipais. A PEC do voto aberto está engavetada desde 2006 na Câmara dos Deputados. Neste mesmo ano chegou a ser aprovada, em primeiro turno, mas até hoje aguarda votação, em segundo turno, para ser encaminhada ao Senado.

O parlamentar acreano tem se manifestado a favor da conclusão da votação da matéria por entender que o fim do voto secreto dará maior transparência para o Legislativo brasileiro. Ainda no primeiro semestre deste ano, o deputado Taumaturgo Lima aderiu à Frente Parlamentar em Defesa do Voto Aberto que objetiva lutar pela aprovação da proposta que visa abolir o voto secreto no Congresso Nacional. “Se a atividade parlamentar é pública temos que ser transparentes” – disse.

O deputado Taumaturgo Lima enfatiza que o eleitor deve ter preservado o sigilo do voto por ele estar expressando diretamente sua vontade. Já o deputado e o senador têm obrigação de votar com transparência porque representam a vontade dos milhares de eleitores que o elegeram e que lhes delegaram o mandato

“O voto do parlamentar não é unicamente dele. É daqueles que ele representa. Por isso precisa ser aberto para que o eleitor saiba como seu representante está votando”, justifica o deputado Taumaturgo Lima. (Assessoria)

Categories: POLÍTICA
A Gazeta do Acre: