Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Acreanos representam mais de 70% da lista de aprovados do Vestibular da Ufac

Ufac-vestibularQuem acha que o desempenho dos acreanos no Vestibular 2012 da Ufac foi pífio, é melhor pensar duas vezes. Os acreanos continuam soberanos entre os aprovados no certame. Das 2.050 vagas ofertadas pela universidade federal, cerca de 1.395 foram ocupadas por acreanos (ou, pelo menos, por pessoas com RG local). Em outras palavras, em torno de 70,1% dos aprovados da Ufac são daqui, quase 2 vezes e meio a mais do que o percentual dos candidatos de outros estados (SP, PB, MG, RJ, CE, PE, PI, AM, RO, MT, GO, etc).

De quebra, um acreano (João Victor Rodrigues Gomes Pereira) obteve a 2ª maior pontuação do vestibular, com 7.978,1 pontos Enem para o curso de Direito (1º). Ele só perdeu para o mineiro Felipe Feliciano Lana, que ficou em 1º lugar de Engenharia Elétrica, com 8.108,40 pontos. O 3º maior score foi o do 1º lugar de Física, Kelvin Alef de Alves Silva, com 7.698,8 (lembrando que cada curso tem uma pontuação específica, baseada na nota do Enem do candidato, calculada com o peso de cada disciplina).   

Os cursos de bacharelado e licenciatura em idiomas (língua estrangeira em inglês, em espanhol, em francês e até em português foram), tanto em Rio Branco, quanto em Cruzeiro do Sul, foram os que mais tiveram acreanos aprovados. Licenciatura de Espanhol em CZS chegou a ter 45 das 47 vagas disponibilizadas por meio do Enem, ocupadas por acreanos (95,7%).

Em contrapartida, nos 2 carros-chefes da Ufac, Direito e Medicina, os acreanos poderiam ter ido um pouco melhor. Em Direito, foram 19 acreanos aprovados, de 50 disponíveis (isto é, o Acre ocupou 38% das vagas). Já Medicina foi o curso de menor aprovação dos acreanos. Apenas 2 acreanos – de 40 vagas em jogo – conseguiram passar (apenas 5%). O 3º curso mais concorrido, Enfermagem, teve 17 aprovados do Acre em Rio Branco e 26 em CZS. Como cada um deles oferta 30 vagas, significa que juntos os acreanos ocuparam 71,66%.

Outro dado interessante é que a média mais alta das notas dos aprovas foi a do curso de Medicina (média de 5.368 pontos) seguida de Engenharia Civil (5.112 pt), Química (4.977 pt), Engenharia Elétrica (4.969 pt) e, em quinto lugar, Direito (4.943 pt).
A lista preliminar do vestibular foi divulgada na tarde da última sexta-feira, dia 6, em entrevista coletiva com a reitora Olinda Batista. As tabelas completas dos aprovados estão disponíveis pelo site da Ufac.

Sair da versão mobile