Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Angelim pede que população da cidade não baixe a guarda

O prefeito de Rio Branco Raimundo Angelim se reuniu na tarde de ontem, 2, com os coordenadores de campo das equipes de agentes de controle de endemias,  para agradecer o empenho no combate a dengue na Capital. Aproveitou a ocasião, também, para avaliar os números do Levantamento de Infestação Rápida (Lira), que detectou um leve crescimento na infestação predial pelo mosquito transmissor da doença.  O prefeito disse que estava satisfeito com o trabalho desenvolvido pelos agentes de endemias e reafirmou que sem a ajuda da população será difícil vencer essa guerra.

“A população tem que fazer sua parte e nós do poder público temos que intensificar ainda mais o combate. Não podemos baixar a guarda, principalmente, porque os índices de infestação do mosquito têm crescido em virtude das intensas chuvas dos últimos dias”, alertou.

De acordo com o Levantamento de Infestação Rápida (Lira), que mede a presença da larva do mosquito nas residências, houve um crescimento na presença do Aedes Aegypti de 9,83% para 10,08% na última semana de 2011 em relação à semana anterior. Também foi observado um crescimento no número de notificações. Na penúltima semana foram registradas um total de 84 notificações, com um índice de positividade de 20%. Já na última semana de 2011, o número de notificações saltou para um total de 146, com um índice de positividade de 25%.

A reunião com os coordenadores teve caráter motivacional. Embora o índice de infestação predial tenha demonstrado crescimento, Angelim acredita que os números demonstram que o trabalho intenso desenvolvido ao longo desse ano tem surtido efeito. Ele lembrou que em outubro de 2010 a situação na capital acreana era tão preocupante que foi preciso decretar situação de emergência.

“Nós não estamos enfrentando um mosquito qualquer, não estamos enfrentando uma infestação qualquer. Se hoje esse índice está em 10% isso é graças ao trabalho de vocês, pois, no início do ano passado nós estávamos com esse índice muito maior e nós estávamos perdendo a guerra mesmo. Agora a situação se inverteu e nós estamos ganhando a guerra”, disse o prefeito. (Ascom PMRB)

Sair da versão mobile