Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Artistas plásticos acreanos buscam melhoria para a classe

A diretoria da Associação dos Artistas Plásticos do Acre e alguns membros daquela associação se reuniram numa assembléia extra-ordinária, no dia 13 deste mês, na sala do ponto de cultura da Aapa, que funciona no Sesc/Centro, para receber e discutir uma proposta junto ao Grupo de Integração em Projeto Auto- sustentável/Manao, que é uma Ocip, cuja sede fica em Manaus, mas desenvolve suas atividades em outros estados do país.

Na oportunidade, a Manao foi representada pelo senhor Gilberto Tadeu da Cunha Soares, que fez uma explanação bem completa sobre a evolução do associativismo e como tem sido adotadas alternativas de melhoria da relação com o poder, no que diz respeito a financiamento e sustentabilidade de projetos da cultura.

A proposta versou em torno da transformação da associação em um Ocip e foi detidamente discutido em suas diversas possibilidades, sobretudo quanto à possibilidade de uma assessoria visando a adequação ou modificação da Aapa numa Ocip, caso em que essa associação poderia estar em melhores condições de desempenhar seu papel e assim contribuir melhor para as artes em todo o Estado.
Os artistas ali presentes reconheceram por unanimidade a necessidade de abertura para novas propostas que possam assegurar melhor agilidade não só no acesso a verbas públicas como a se integrar com novas opções de melhoria no intercambio de idéias ou projetos.

Nesse aspecto o presidente da MPA para a gestão 2012-2013, Natalino Santos manifestou-se interessado na proposta apresentada, reconhecendo que embora sendo a primeira vez que se elege presidente da Aapa, reconhece as inúmeras dificuldades a que estão submetidas as associações de modo geral no estado.

Assegurar melhor agilidade não só no acesso a verbas públicas como a se integrar com novas opções de melhoria no intercambio de ideias ou projetos.

Nesse aspecto a presidente da Aapa para a gestão 2012-2013, Natalino Santos manifestou-se interessado na proposta apresentada, reconhecendo que embora sendo a primeira vez que se elege presidente da Aapa, reconhece as inúmeras dificuldades a que estão submetidas as associações de modo geral no estado.

Acatou também, após ouvir os demais presentes naquela assembléia extra-ordinária, a proposta relativa a custos e formas de pagamento apresentadas pela Manao, devendo, portanto ser aprovado em curto prazo, a proposta de assessoria apresentada.

Foi também, na ocasião, determinado ao sócio e contador da Aapa Sr. Edinaldo lima um completo levantamento e avaliação dos custos da operação, e completa pesquisa sobre o papel da instituição Ocip, sua criação e seu papel no meio, ficando estabelecido para uma próxima reunião já na próxima semana para uma conclusão imediata do assunto.

Os presentes na reunião foram os professores e artistas Marco Lenísio, Laélia Rodrigues, e Oalmir Ferreira, além da diretoria, Sr. Natalino Santos, Sr. Edinaldo Sobrinho e Sr Agapito, que acreditam ser este um momento apropriado para acelerar a busca por melhoria da classe, nos diversos âmbitos em que se oferecem.

Não é excessivo lembrar que a classe artística no Acre, em todos os seus âmbitos, têm se mostrado sempre atenta e pronta para exercer e fazer crescer a liderança que exerce na política institucional para a cultura no Estado, acumulando com essa atitude, os louros pelas diversas conquistas até o momento efetivadas.

Sair da versão mobile