Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Atenção à Saúde do Servidor marca primeiro ano de trabalho da humanização no Estado

Apresentada pelo Governo do Estado do Povo do Acre em janeiro de 2011, a Secretaria Adjunta de Humanização, que é órgão da Secretaria de Gestão Administrativa (SGA), assumiu o desafio de implementar a Política de Humanização na gestão pública. Com foco principal na valorização do servidor público, diversos projetos e atividades foram desenvolvidos ao longo do ano. Entre eles, destaca-se o projeto Servidor em Movimentoque atualmente conta com 29 secretarias participantes.

O Servidor em Movimento tem como atividade principal a Ginástica Laboral onde o intuito é de prevenir lesões causadas pela repetição diária de movimentos ou o posicionamento inadequado de postura ao executar as funções de trabalho.

Entre as secretarias que aderiram ao projeto, a Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) está entre as que mais se destacaram no primeiro ano de atuação da Humanização. Na SEE, os servidores foram acompanhados e orientados por professores e acadêmicos de Fisioterapia da Uninorte, que alertaram sobre os riscos de alguns vícios de posturas. Além disso, os aulões de ginástica laboral têm grande participação dos colaboradores.

A Secretaria Adjunta de Humanização ofereceu às secretarias, que têm como endereço o centro da cidade e seu entorno, aulas de ginástica laboral com o auxílio de acadêmicos de Educação Física. Com essa finalidade, foi feito também uma capacitação aos servidores com formação em Educação Física e que poderiam contribuir para disseminar a prática da Ginastica Laboral nas secretarias mais afastadas do centro. Esse contato foi possível por meio da articulação da Rede Acreana de Humanização da Gestão Pública.

Outra experiência que merece destaque são as aulas de Yôga praticada pelos servidores das Secretarias de Segurança Pública (Sesp), Planejamento (Seplan) e de Gestão Administrativa (SGA), todas as terças e quintas-feiras, no auditório da Sesp. Além de propor uma atividade que trabalha a musculatura de todo o corpo, os encontros também têm proporcionado maior interação entre os servidores o que beneficia as relações interpessoais. (Assessoria SGA)

Sair da versão mobile