5 de novembro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

5 de novembro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Aumento de notificações de dengue preocupa autoridades; Angelim pede atenção

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
03/01/2012 - 20:08
Manda no zap!CompartilharTuitar

O avanço da dengue preocupa as autoridades sanitárias da prefeitura e do governo do Estado. Na última semana de 2011 houve um crescimento nas notificações e de positividade no diagnóstico da doença. Também foi registrado um aumento na infestação da larva do mosquito aeades aegypti, que é o transmissor da dengue.
Combate dengue 2
O Levantamento de Infestação Rápida (Lira) mostrou que o índice saltou de 9,83% para 10,08% na última semana se comparado à semana anterior. Isso significa que uma em cada dez residências de Rio Branco está infestada pelo mosquito. Em algumas regiões da cidade, esse índice salta para 20,3%, ou seja, uma em cada cinco casas.
Em parceria, governo e prefeitura executam ações de combate ao mosquito, ações essas que são intensificadas nesse período em que o volume de chuva é bem maior. As ações são de combate direto ao mosquito de educação e conscientização da população e de apoio às pessoas que contraem a dengue.

Os números preocupam o prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim. Ele que já foi acometido por dengue em duas ocasiões, está intensificando ainda mais a mobilização de todas as secretarias e órgão diretamente envolvidos na prevenção à doença para reforçar o trabalho de combate ao mosquito. Na segunda-feira, 02, Angelim reuniu com os coordenadores de campo dos agentes de controle de endemia e, nesta terça-feira, 03, reuniu com garis e margaridas que trabalham na coleta de lixo e limpeza da cidade.
A reunião aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) por volta das 6 horas da manhã. Também estavam presentes os diretores e demais servidores daquela secretaria. Angelim estava acompanhado do secretário municipal de Saúde, médico Oswaldo Leal.

O prefeito falou da necessidade de intensificar o trabalho de combate ao mosquito. Ele lembrou que os garis e margaridas executam um trabalho importante e que todos têm contribuído muito para que a dengue esteja hoje num patamar bem abaixo do que foi registrado no início do ano passado quando uma parcela considerável da população sofria com a doença. “Lixo e entulho é ambiente propícios para proliferação do mosquito e vocês têm combatido com eficácia esses criadouros durante a limpeza da cidade”, disse o prefeito.

Durante a conversa, Raimundo Angelim pediu atenção especial com algumas regiões da cidade onde os focos do aeades aegypti estão presentes em um maior número de casas. Ele pediu que os garis e margaridas aproveitassem também para conversar com as pessoas nesses bairros, alertando para o risco da doença, para os cuidados que se deve ter com a limpeza das casas, evitando deixar depósitos de água descobertos ou mesmo deixar nos quintais tampas, garrafas ou outros objetos que posam servir como locais de procriação do mosquito.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

“Gostaria que a Semsur e vocês priorizassem o trabalho nesses bairros que têm maior infestação do mosquito e gostaria que vocês fizessem esse trabalho que sabem fazer muito bem, mas que também nos ajudassem a conversar com as pessoas para evitar que a dengue vença essa guerra”.

Oswaldo Leal também conversou com garis e margaridas. Ele falou dos índices de infestação nos bairros e afirmou que cerca de 600 pessoas só da sua secretaria estão empenhadas no combate à dengue. Com o reforço dos trabalhadores da Semsur, esse número ultrapassa a casa das 800 pessoas, haja vista que são 220 garis e margaridas.
“Nós queremos pedir para vocês agirem no trabalho de vocês, mas também agirem na casa de vocês, com os amigos de vocês, porque vocês são pessoas que conhecem bem a problemática da dengue e podem nos ajudar muito no combate a ela”, afirmou o secretário.

A Semsur, que tem a frente o Secretário Ozias Bezerra, faz a retirada de cerca de 130 toneladas de lixo domiciliar a cada dia. Outras 80 toneladas de lixo são retirados das ruas por garis e margaridas que trabalham todos os dias, faça chuva ou faça sol, das 6 às 23 horas. “Esse é um trabalho que não pode parar e essas pessoas se empenham muito”, garantiu Bezerra. (Ascom PMRB)

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Governo aumenta contribuição do Acreprevidência

Próxima Notícia

Desastre: chuva intensa provoca transtornos e desabriga famílias

Mais Notícias

Foto: Espetáculo “Afluentes Acreanas” do Teatro Candeeiro.
6º destaque

“Velório à Brasileira” chega a Rio Branco com comédia, confusão e crítica social

05/11/2025
Foto: Diego Gurgel/Secom
Geral

Acre ocupa 4ª posição nacional em resultado primário; veja desempenho financeiro do estado

05/11/2025
Foto: Reprodução
5º destaque

Acre firma acordo para reestruturação da rede de saúde mental e fechamento gradual do Hosmac

05/11/2025
Foto: Arquivo/Secom
Geral

Inscrições para o processo seletivo do Novo Pronacampo se encerram nesta quarta-feira

05/11/2025
Foto: Sérgio Vale
1º destaque

Aleac aprova criação do Orçamento Climático no Acre

05/11/2025
Foto: Getty Images
4º destaque

Mais da metade dos casais do Acre vive em uniões consensuais, sem casamento civil ou religioso

05/11/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Desastre: chuva intensa provoca transtornos e desabriga famílias

PCdoB se reúne para discutir a pré-candidatura de Perpétua

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre