Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Bolsas do MEC fazem 70% dos formandos em Medicina da Ufac ficarem no Estado

O programa de bolsas em residência médica para especialidades prioritárias em regiões carentes no Brasil, do Ministério da Educação (MEC), está tomando o caso do Acre como exemplo da sua eficiência em todo o país. Segundo dados do ministério, cerca de 70% dos alunos do curso de Medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac) permaneceram no Estado depois de se formarem, justamente para fazerem residência médica no Estado.

O Programa Nacional de Apoio à Formação de Médicos Especialistas em Áreas Estratégicas (também chamado de Pró-Residência) é uma iniciativa cria-da em outubro de 2010 para ajudar áreas carentes, descentralizando das grandes cidades à concentração de médicos especialistas no SUS e criando incentivos para levá-los aos municípios de interior.  Em alguns lugares, o programa também teve a missão de instalar os primeiros cursos de residência.

Em 2012/13, o programa oferecerá mais de 1.600 bolsas de R$ 2.384,82 (num montante de R$ 358,6 milhões) para todos os médicos que escolherem estudar uma das áreas estratégicas numa determinada região. Mais de 4 mil vagas de residência já foram criadas pela empreitada do MEC e CNRM.

Cada Estado tem a lista de áreas prioritárias (que mais carece de médicos especialistas). O ‘curso’ de residência é dado pelas instituições locais que disponham a sua estrutura física e material para executá-lo. As instituições interessadas em oferecer as vagas em 2013 deverão preencher as propostas para as residências entre 7 de fevereiro e 29 de abril deste ano. O formulário está disponível no site do programa.

Entre algumas das especialidades ofertadas pelo programa, comuns em todos os Estados, estão: a psiquiatria, anestesiologia, medicina de urgência, neurocirurgia, neonatologia e transplante, cirurgia geral, pediatria, ginecologia e obstetrícia, geriatria, anastesiologia, neonatalogia, psiquiatria infantil e da adolescência, medicina preventiva, entre outras.

O edital com todas as regras do programa saiu no Diário Oficial da União do dia 8 de novembro de 2011, das páginas 135 a 140. Nele, consta a relação das especialidades necessárias por estado está disponível. Na internet, ele está disponível pelo link: i0.ig.com/ultimosegundo/educacao/saude/edital18_medicos _proresidencia_ 08112011.pdf (IG)

Sair da versão mobile