Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Chuva forte de ontem causa enxurradas e pode fazer o Rio Acre transbordar hoje

As chuvas consecutivas da manhã e tarde de ontem (19) provocaram uma série de novas enxurradas em vários bairros de Rio Branco. A Defesa Civil municipal (Comdec) recebeu ocorrências de localidades alagadas pelas cheias repentinas dos igarapés e bueiros nos bairros Vitória e Comara. Não houve necessidade de retirar nenhuma família dos 2 bairros, só que a água chegou a assustar alguns moradores ao invadir os seus quintais.
F.-VICTOR-AUGUSTO-282
Mas o maior dos problemas mesmo aconteceu no Bosque. O transbordamento de um igarapé deixou trechos movimentados das avenidas Antônio da Rocha Viana e da Getúlio Vargas embaixo da água, causando transtornos no trânsito. A Getúlio Vargas, por exemplo, ficou intrafegável e teve de ser interditada por alguns instantes.

No entanto, não são só apenas enxurradas que preocupam as autoridades de Rio Branco. De acordo com o coordenador da Comdec, cel. Gilvan Vasconcelos, o nível do Rio Acre começou a subir ontem e deve ganhar volume mesmo hoje. Na 1ª medição da manhã, o rio apresentava 13,28 m (já tinha subido em relação ao dia anterior). Na última medição, às 18h, o rio já estava com 13,46 m. Isto é, 18 cm a mais e apenas 4 cm da cota de alerta.

Pelas variações nas cabeceiras, Gilvan Vasconcelos acredita que o Rio Acre hoje deve atingir a conta de transbordamento (14 m). Isso faz com que o rio atinja vários bairros das chamadas ‘áreas de risco’.

“Choveu bastante a 50 Km acima do Riozinho do Rola (o principal afluente do Rio Acre, que desagua diretamente na parte do rio na cidade) e em Assis Brasil e Brasileia os níveis subiram muito também. Apesar da leve baixa registrada em Xapuri, é bem provável que toda esta água venha hoje ao rio aqui na Capital. Se isso acontecer, a Defesa Civil está preparada para fazer a retirada das familias necessitadas e levá-las ao abrigo no Parque de Exposições, que continua montado para casos assim”, garantiu ele.

 

Sair da versão mobile