Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Cinco municípios participam de formatura do Proeco em Rio Branco

Possibilitando uma nova etapa na vida de 68 formandos, teve realização na última sexta-feira, 20, no Anfiteatro Garibaldi Brasil da Universidade Federal do Acre (Ufac), mais uma das formaturas do Programa Especial de Bacharelado em Economia (Proeco), abrangendo os municípios de Rio Branco, Bujari, Capixaba, Porto Acre e Senador Guiomard.

Criado pelo Governo do Estado do Acre em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), Ufac e Prefeituras Municipais, o programa beneficia as comunidades de 15 municípios com acesso ao ensino superior, elevando a qualidade da educação no interior do Estado e possibilitando que mais de 300 pessoas consigam avançar cada vez mais nas conquistas educacionais e profissionais. Uma das novidades da celebração foi a publicação das melhores monografias. A conclusão do curso serviu também para inspirar outras pessoas a não desistirem de seus objetivos.

Como contou uma das alunas, Maria Eliane Gonçalves, de 56 anos, membros de suas famílias viram em sua disposição para terminar o curso uma mostra de que é possível realizar suas metas com esforço e dedicação. “Meu sonho é atuar na área pela qual estou recebendo meu diploma nesta noite tão especial para mim e para tantos outros”, disse Maria. Segundo o prefeito do Bujari, João Edvaldo, que também compareceu à solenidade, a “educação no município melhorou consideravelmente em decorrência das ações do governo, que possibilitaram a formação de todos os professores das redes estadual e municipal de ensino”.

 Entre as ações previstas para este ano no Bujari, o governo do Estado, através da SEE, irá ofertar cerca de 20 turmas naquela localidade como forma de eliminar o analfabetismo. De acordo com o Secretário Estadual de Educação e Esporte, Daniel Zen, o Proeco representa a presença do Poder Público (federal, estadual e municipal) garantindo mais qualidade de vida para as populações onde ele atua. “Além do Proeco, também está sendo trabalhada pelo governo do Estado, por meio da SEE, pela Ufac e pelo Instituto Federal do Acre (Ifac) a implantação de um consórcio para permitir o aumento do número de vagas, que fortalecerá a capacidade das instituições federais de atingir os mais diversos municípios com Educação à Distância”. (Assessoria SEE)

Sair da versão mobile