13 de fevereiro de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

13 de fevereiro de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Consumo de energia deve crescer 4,5% ao ano até 2021

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
06/01/2012 - 18:58
Manda no zap!CompartilharTuitar

A Empresa de Pesquisa Energética – EPE atualizou as premissas e previsões para o consumo de energia elétrica no Brasil em um horizonte de 10 anos e concluiu que a demanda deverá saltar de 472 mil GWh em 2011 para 736 mil GWh em 2021.

De acordo com as novas estimativas da EPE, que contemplam o período até 2021, o crescimento médio anual da demanda total de eletricidade (que inclui consumidores cativos, consumidores livres e autoprodutores) será de 4,5% ao ano no período, passando de 472 mil gigawatts-hora (GWh) em 2011 para 736 mil GWh em 2021.

A expansão média do consumo anual de energia elétrica será um pouco inferior à da economia, cuja taxa de crescimento do PIB brasileiro é estimada em 4,7% ao ano, em média, nos 10 anos. Com a economia crescendo mais que a demanda elétrica nos próximos anos, estima-se a elasticidade-renda do consumo de eletricidade inferior à unidade (0,96).

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

A consequência disto é a queda da intensidade elétrica da economia – isto é, o montante de energia consumido para produzir um real de PIB (kWh/R$) – no horizonte decenal, sinalizando um aumento da eficiência no uso da eletricidade.

Na estrutura de demanda de energia elétrica, a classe comercial deverá manter o forte desempenho observado nos últimos anos e, com isso, apresentará a maior alta (5,8% anuais, em média) entre os segmentos de consumo. Apesar do alto crescimento do setor de comércio e serviços, a indústria permanecerá sendo a classe responsável por quase metade do consumo total de eletricidade no país.

Pelas projeções elaboradas pela EPE, haverá ainda um expressivo crescimento da autoprodução (Geração de eletricidade a partir de instalações próprias, localizadas junto às unidades de consumo, e que não utiliza a rede elétrica das concessionárias de transmissão/distribuição) nos próximos 10 anos, em torno de 6,8% ao ano, em média, passando dos 41,5 mil GWh estimados em 2011 para 79,8 mil GWh em 2021.

Com isso, a participação desta fatia da geração no consumo total de eletricidade do país crescerá dos cerca de 9% verificados nos últimos anos para 11%, aproximadamente, ao final do horizonte.

No que envolve a eficiência energética, as projeções apresentadas contemplam ganhos que montam a 32,2 mil GWh em 2021, ou 4,2% do consumo total de eletricidade previsto para o horizonte. Esse ganho adicional de eficiência no consumo final de energia elétrica representa uma redução no requisito de geração (carga de energia) em torno de 4,5 mil MWmédios – isto é, aproximadamente igual à energia assegurada da usina hidrelétrica de Belo Monte.  (Redação CarbonoBrasil)

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Inflação fecha 2011 em 6,50%, no teto da meta do BC

Próxima Notícia

Thomaz Nogueira toma posse na Suframa no próximo dia 10

Mais Notícias

Foto: Marcos Araújo/Secom
2º destaque

Escolha da Rainha e do Rei Momo abre Carnaval de Rio Branco nesta sexta; veja programação

13/02/2026
Foto: David Rangel/Secom
Destaques Cotidiano

“Tá parecendo Olinda”: DJ Pedrinho Moura elogia Carnaval de Rio Branco e confirma show no domingo

13/02/2026
Foto: Reprodução
Geral

Consultora de imagem dá dicas de looks confortáveis para o Carnaval 2026; veja tendências e como adaptar peças do armário

13/02/2026
Foto: Reprodução/Instagram
4º destaque

VÍDEO: Bombeiros retiram anel preso no dedo de morador no Acre

13/02/2026
Paciente de SP mantém HIV indetectável por 78 semanas com tratamento inovador; estudo da Unifesp aponta possível “cura funcional”. (Foto: Divulgação | TJSP)
3º destaque

Carnaval em Rio Branco terá ações de prevenção ao HIV com distribuição de preservativos e autotestes

13/02/2026
Hemoacre tem horário de funcionamento alterado durante período de Natal. Foto: Luan Martins/Sesacre
Geral

Hemoacre lança campanha para reforçar estoque de sangue no Carnaval e mobiliza doadores no Acre

13/02/2026
Mais notícias
Próxima Notícia

Thomaz Nogueira toma posse na Suframa no próximo dia 10

Dilma sanciona lei para trabalho à distância

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre