Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Dobra o número de inscritos no vestibular 2012 da Ufac

IMG 7409O número de vestibulandos inscritos em 2012 cresceu 100,65 % em relação ao ano passado. O número recorde é por causa da inclusão do Enem como critério de acesso, além do fato de todas as inscrições terem sido isentas. Ontem, o coordenador de 2º grau da Secretaria de Estado de Educação (SEE), Josenir Calixto, e a reitora Olinda Batista, da Ufac, apresentaram um relatório comparativo e estatístico do vestibular 2011 e o de 2102.

Apesar de estar disponível desde 2007, a Universidade Federal do Acre (Ufac) adotou o Enem somente neste ano. Questionada sobre os critérios de acesso do processo seletivo, a reitora defendeu a instituição, justificando alguns erros pela falta de experiência. Quanto à destinação de cotas para candidatos acreanos, ela foi enfática: “vejo com desconfiança essa proposta. Inclusive, do ponto de vista legal”, frisou Olinda.

Responsável pelo pré-Enem oferecido a alunos concludentes da rede pública estadual, Josenir Calixto informou que ainda não tem a quantidade de aprovados. “Estamos tabulando os dados. Essa é nossa 1ª experiência neste tipo de preparação. Esperamos ter um bom desempenho, uma vez fizemos um bom trabalho”, disse Calixto, observando que, somente em 2012, serão cerca de 14.000 novos alunos concludentes, oriundos da rede pública.

Dos mais de 35 mil vestibulandos inscritos no processo seletivo 2012, cerca de 76,15% são acreanos. No ano passado, o percentual foi de 91%, ou seja, uma diferença de 15,09% comparando com as 2.050 vagas do vestibular deste ano. Outro fenômeno observado pelas estatísticas foi a migração de alunos. Quase todos os estados da Região Norte tiveram um percentual parecido de alunos vindos de outras regiões.  

Sair da versão mobile