Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Erro no sistema de banco faz funcionários públicos já receberem o 13º salário de 2012

Banco-do-13Alguns funcionários públicos de órgãos e secretarias do Estado se espantaram ao ver seus saldos bancários ‘recheados’, durante esta semana. Uma falha no sistema do Banco do Brasil (BB) fez com que o 13º salário de 2012 fosse depositado, bem antecipadamente, na conta de servidores do governo sque não têm restrições (isto é, aqueles com nome limpo no SPC/ Serasa e que não têm dívidas internas com a sua pasta).

Ao identificar o erro, o banco tentou repará-lo. Só que em alguns casos, esta reparação veio tarde demais. Alguns dos servidores já tinham gasto total ou parcialmente o 13º salário adiantado. Por isso, o banco convocou os funcionários para negociar, caso a caso.

E foi daí que começaram os transtornos, segundo relata para À GAZETA um dos servidores (ele não quis se identificar) que recebeu o 13º adiantado. Segundo ele, atendendo ao chamado do banco, ele foi à agencia do banco no bairro do Bosque, adiantou a sua situação e, mesmo assim, teve de esperar mais de 2 horas, sem ser atendido.

“Eu e mais 3 pessoas na minha secretaria recebemos o dinheiro adiantado. Por isso, vim aqui hoje [ontem de manhã, dia 20] tentar negociar este ‘equívoco’ do banco e estou a mais de 2h sem ser atendido. Ou seja, para resolver um problema do banco eu tenho de passar mais de horas esperando. E o pior, enquanto eu esperava, vi idosos, que deveriam ter atendimento preferencial, também esperando mais de 2h pelo atendimento. Isso é um absurdo”, desabafa o servidor. 

A reportagem entrou em contato com a superintendência do BB na tarde de ontem, mas a assessoria de comunicação do banco não estava presente naquele momento. Ficou prometido uma resposta para a reportagem na próxima segunda-feira, 23.

A única orientação que foi feita para os servidores que receberam o 13º salário adiantado foi dada pelo Procon. Foi recomendado que eles busquem o Procon ou o banco para acertar sua situação. ‘Vale, ainda, destacar que o banco não poderá obter nenhum tipo de lucro em virtude do erro’.

Sair da versão mobile