Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Governo enviará missão ao Amazonas para avaliar situação dos haitianos

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) vai enviar na próxima semana uma missão a Tabatinga/AM, na região do Alto Solimões, para a avaliar a situação dos haitianos. A informação foi dada pela assessoria do MDS. Segundo a assessoria, a ação do MDS é semelhante à realizada em Brasiléia, no Acre.

O MDS vai atuar em Tabatinga de forma emergencial e em parceria com os ministérios da Justiça e da Saúde. Ontem, o governador do Amazonas Omar Aziz disse que o MDS havia sinalizado com o repasse no valor de R$ 500 mil para ajudar na atenção aos haitianos no Amazonas. A liberação do recurso depende da avaliação que o MDS faria ao Amazonas.

Na mesma declaração, ele atribuiu à União a responsabilidade de atender os imigrantes no Brasil. Aziz declarou que “se quisesse, o Governo Federal deveria construir apartamentos em Brasília para abrigar os haitianos”. Questionado sobre a atuação do Governo do AM, Aziz disse ainda que “não poderia atender os haitianos em detrimento dos amazonenses”.

Apoio – A Agência de Comunicação do Estado (Agecom) afirma que a ação do MDS é resposta ao pedido de ajuda enviada pela Seas. A Agecom diz que o Governo do AM vem prestando apoio aos haitianos em Manaus desde 2010.

O atendimento humanitário é feito por meio de várias ações, entre elas encaminhamento a vagas de emprego, doações de colchões, beliches, cestas básicas, etc. Um relatório mostra que, em Manaus, existem 3.600 mil haitianos, sendo 400 mulheres (12 grávidas); 25 crianças, desse total 18 recém-nascidas, já registrados como amazonenses. (Elaíze Farias /Portal A Crítica de Manaus)

Sair da versão mobile