Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Hospital das Clínicas inicia mutirão de cirurgias de hérnia e vesícula

O Hospital das Clínicas do Acre começou um mutirão de cirurgias de hérnia e vesícula, fruto de parceria firmada entre o Hospital das Clínicas e Hospital Geral Dr. Ary Rodrigues, em Senador Guiomard. Com a meta de realizar 1 mil cirurgias até maio, o projeto foi criado para zerar a demanda existente no estado para esses tipos de procedimentos. As cirurgias ocorreram no dia 19 e há outras agendadas para o dia 24.

Devido à grande quantidade de leitos ocupados no Hospital das Clínicas do Acre, todos os procedimentos estão ocorrendo nas dependências do Hospital Geral de Senador Guiomard. Durante o mês de janeiro, ocorreram 20 procedimentos cirúrgicos, dentre eles, o de Alex Simon, que esperou 4 meses para fazer a cirurgia. “O tratamento está sendo tranqüilo, existe assistência completa, desde a vinda até aqui. Estou gostando muito do atendimento e as condições do hospital são ótimas”, disse.

Os pacientes são transportados do Hospital das Clínicas do Acre até Senador Guiomard. Chegando lá são submetidos aos procedimentos pré-operatórios e permanecem internados após a cirurgia durante um dia. Em seguida são trazidos para Rio Branco. A equipe, coordenada pelo Dr. Yotaro Suzuki, é composta por 6 pessoas entre médicos, enfermeiro e técnicos.

Segundo Ligiane Castro, assistente social do HC, o projeto existe principalmente devido à preocupação do governador Tião Viana em relação a esta demanda reprimida. “Desde que o governador tomou posse e também por ele ser médico houve a preocupação com essa fila de espera para este tipo de cirurgia. Através da iniciativa do Dr. Yotaro Suzuki e Dr. Nilton Guiotti essas cirurgias estão sendo realizadas”, acrescentou Ligiane Castro, da equipe organizadora do projeto.

Em visita ao Hospital de Senador Guiomard, o governador Tião Viana frisou a grande importância desse mutirão sobretudo por ninguém mais precisar esperar tanto tempo por uma vaga no centro cirúrgico. “Por isso nós equipamos o Hospital Dr. Ary Rodrigues, para funcionar como uma extensão do Hospital das Clínicas, com todo suporte e estrutura”, finaliza. (Agência Acre)

Sair da versão mobile