Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Ifac disponibiliza 240 vagas de Cursos Superiores pelo SiSU

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac) divulgou ontem, 6, o Edital de Processo Seletivo para o 1º semestre letivo de 2012 para os cursos superiores presenciais dos campi Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Xapuri, para os alunos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2011. A seleção será pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do MEC. O edital completo pode ser conferido no site www.ifac.edu.br.

As inscrições são gratuitas e se iniciam neste sábado, 7 de janeiro, e vão até a próxima quinta-feira, 12, e deverão ser feitas, exclusivamente, através dos sites  www.mec. gov. br ou sisu.mec.gov.br. O resultado será divulgado dia 15 e as matrículas da primeira chamada devem ser realizadas nos dias 19 e 20 de janeiro. Caso as vagas não sejam preenchidas haverá uma segunda chamada no dia 26.

São oferecidas 80 vagas em cada campi, divididas entre os cursos de Tecnologias em Gestão Ambiental, em Agroecologia, em Logística e as Licenciaturas em Ciências Naturais: Química e Biologia, e em Matemática. Ao todo serão 240 vagas, predominantemente para o turno noturno.

Dentro da Política de Ações Afirmativas, estão reservadas vagas para portadores de necessidades, egressos do ensino público, indígenas e professores da rede pública de ensino sem formação adequada à Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

Processo Seletivo – Para participar, o candidato deverá ter feito a prova do Enem 2011, realizada no último mês de novembro, em todo o Brasil. Cada candidato poderá escolher duas opções de curso por ordem de preferência. Ao final do prazo de inscrição, a seleção dos candidatos melhor classificados em cada curso é realizada automaticamente, por modalidade de concorrência.

O critério de seleção é a nota obtida na prova do Enem 2011, de acordo com o peso atribuído em cada área. Os participantes deverão se atentar ao cronograma da seleção, para não perder os prazos das chamadas e matrículas, com o risco de perder a vaga para qual foi selecionado.

Criado em 2010, o SiSU garante a participação do estudante em processo seletivo de qualquer instituição federal de educação superior, sendo totalmente informatizado, numa alternativa mais viável às instituições do que os vestibulares. Este ano serão oferecidas mais de 108 mil vagas dentre 3 mil cursos de 95 instituições por todo país. (Ascom Ifac)

Sair da versão mobile