X

Infraero anuncia conclusão de reforma do aeroporto

O superintendente da Empresa de Infraestrutura Aeroportoviária (Infraero), Jaílson Araújo, anunciou nesta quinta-feira,05, que a reforma do Aeroporto Internacional Plácido de Castro está concluída.
Para a liberação dos 600 metros de pista, a empresa precisa apenas da homologação da Agência Nacional de Viação Comercial (Anac). A deputada Perpétua Almeida (PC do B) entrou com uma representação no Ministério Público Federal (MPF) contra a empresa Gol Linhas Aérea, que havia suspendido algums voos e aterrissagens.

Na última quarta-feira (4), a Infraero confirmou o fechamento da pista de pouso do aeroporto, prejudicando aproximadamente 400 pessoas diretamente. Funcionando com apenas 1.558 metros de pista, as empresas reduziram a capacidade máxima (172) para 118 passageiros. Os passageiros foram deslocados para a capital do Amazonas, Manaus. Os quatros voos das três companhias trariam para  Rio Branco cerca de 400 passageiros.

Araújo informou que, durante algumas madrugadas, a visibilidade na pista chega a ser de 800 metros, altitude que impede qualquer tipo de manobra de uma aeronave.

Para os procedimentos de hoje, o superintendente confirmou a chegada de todos os voos previstos, sendo dois da empresa GOL, um da TAM e um da TRIP. “Esta tudo funcionando dentro da normalidade”, disse o superintendente.

Por causa de constantes problemas, a Anac caçou o status de aeroporto internacional. A mediada prejudica o turismo e as relações comerciais do Acre com os países andinos. O acúmulo de água na pista, a falta de equipamentos de segurança modernos e pouca visibilidade das pistas também figuram entre os principais problemas. Para aumentar o caos, na semana passada os aeroviários fizeram uma greve que paralisou os principais aeroportos do Centro-Sul.

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: