Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Integrante da Swat ministra curso de progressão em áreas de riscos

SWATO integrante da Swat e do Centro Avançado de Técnicas e Mobilização (Cati), Marcos do Val, vai proferir palestra e ministrar curso de progressão em favela e áreas de risco em Rio Branco. Quem está à frente da organização é o agente penitenciário Kiuly Daniel da Silva, que tem curso de operações especiais dentro de presídios, ministrado por instrutores da Swat.  Com vagas limitadas, as inscrições podem ser feitas a partir de sexta feira (20), na loja de artigo de segurança Milinat, no bairro Estação Experimental.

O curso é oferecido apenas para integrantes da segurança pública, ou seja, para policiais federais, civis, militares e bombeiros, além de membros das Forças Armadas. Primeiro e único acreano formado na Swat, Kiuly assim resumiu a importância do curso “Os operadores da segurança pública precisam adquirir novas técnicas para empregar em seus trabalhos”, conclamou ele. 

Quanto ao currículo de palestrante-instrutor, o agente penitenciário disse que Marcos do Val é fundador do CATI, primeira e única empresa de treinamento policial multinacional da atualidade, com filiais na Europa e EUA. Ele também é criador das inovadoras técnicas de imobilizações táticas, hoje difundidas em várias unidades policiais ao redor do mundo. Foi militar do Exército Brasileiro no 38º Batalhão de Infantaria.

Morando nos EUA há mais de cinco anos, passou a se especializar em resgate de reféns junto às Swat´s. Além disso, é especialista em abordagens táticas, retirada de suspeitos em veículos e planejamento operacional, para as unidades da Swat e dos grupos de operações especiais Européias.

É mestre em Aikido, diplomado e credenciado pela International Aikido Federation, situada emTókio/Japão. Atualmente é membro honorário da Swat no Texas, instrutor do D.E.A., U.S. Army e de centenas de equipes das Swat`s em todos os EUA. Ministra regularmente treinamentos para o grupo Anti-terrorismo da equipe de operações especiais da NASA (Marshall Space FlightCenter) nos EUA.

Após os atentados terroristas de 11 de setembro, foi chamado para treinar os soldados americanos das forças especiais, que iriam lutar na guerra do Afeganistão e Iraque. Marcos do Val vem ministrando treinamentos e palestras para os policiais Europeus, sendo o primeiro e único estrangeiro a dá instruções dentro da Academia Nacional de Policia em Roma, na Itália. Na ocasião ministrou também treinamentos para a segurança do Papa no Vaticano, assim como, também em vários países da Ásia, América do Sul e Europa.

Sair da versão mobile