Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Justiça do Acre determina fornecimento de remédios a pacientes de hepatite

A desembargadora Maria Cezarinete Angelim determinou que a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) forneça, num prazo de 72h, o inibidor de protease (Boceprevir), o novo medicamento usado no tratamento da hepatite. De acordo com o presidente da Associação dos Portadores de Hepatites do Estado do Acre (Aphac), Heitor Júnior Macedo, o remédio só estará disponível em julho.

“A Aphac, em conjunto com os médicos infectologistas, está buscando alternativas, ou através liminares na Justiça ou com a própria liberação dos medicamentos junto ao Ministério da Saúde”, declarou Macedo.  Ele disse ainda que o medicamento é apenas para quem fez tratamento, mas não ‘negativou’ (ou seja, parou) o vírus.

Ontem, um paciente, portador de hepatite C, através do MPE, conseguiu o deferimento na Justiça. Ele terá, por tempo indeterminado e de maneira ininterrupta, o fornecimento do produto do mesmo fabricante durante todo o tratamento. Caso não tivesse conseguindo via judicial, o homem teria de desembolsar R$ 20 mil mensais, durante 7 meses e 15 dias. 

Sair da versão mobile