Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Licitação para implantar estacionamento rotativo será aberto na próxima semana

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBtrans) lança, na próxima semana, edital de licitação para a implantação do estacionamento rotativo, denominado estacionamento verde, que, no primeiro momento, vai contemplar os bairros Estação Experimental, Bosque e o Centro de Rio Branco. Nesta semana, um decreto estabeleceu regras complementares do novo modelo de estacionamento. “Estamos detalhando valores progressivos e horários de funcionamentos”, descreveu o superintendente da autarquia, Ricardo Torres.

Após o processo licitatório, a empresa disponibilizará a tecnologia necessária para realização dos serviços e cobrança das taxas. Automaticamente, também, será responsável por toda a campanha educacional referente ao uso correto das máquinas coletoras das taxas, de acordo com o decreto.

O modelo, que já é realidade em diversos países e em outras regiões do Brasil, será implantado em caráter experimental durante 15 dias. A taxa de estacionamento foi estimada em um R$ 1,5, após pesquisa de mercado nacional e posteriormente local e poderá ser paga com moedas, cédulas de papel, cartões e até mesmo através de smartphones ou tablets.

Ricardo Torres disse que a ideia é democratizar os estacionamentos. Cada motorista, segundo ele, terá um limite de 2 horas para manter seu veículo estacionado, devendo retirá-lo após o fim desse prazo, sendo que o mesmo não poderá renovar o serviço, pois “quebraria” o ciclo de rotatividade. O condutor que descumprir a regulamentação estabelecida poderá ser notificado e até multado. 

Quanto à presença dos guardadores de carros, mais conhecidos como flanelinhas, que são alvos de reclamações dos motoristas intimidados por cobranças de taxas, o superintendente informou que o RBtrans, em parceria com a prefeitura e secretarias de Assistência Social, de Economia Solidária, realizou o cadastro de cerca de 70 “flanelinhas” que desejam entrar no mercado formal. “Muitos deles necessitam do trabalho para sobreviver e sustentar suas famílias. A prefeitura vão oferecer cursos de capacitação profissional à classe”, prometeu o secretário municipal, Evandro Rosas.

Sair da versão mobile