14 de setembro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

14 de setembro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Mais três estudantes conseguem direito à revisão de nota no Enem

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
06/01/2012 - 18:54
Manda no zap!CompartilharTuitar

A Justiça Federal do Rio de Janeiro concedeu a três estudantes o direito de terem acesso à redação corrigida do último Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e à possibilidade de uma nova avaliação do desempenho. Em um dos casos, no entanto, o Ministério da Educação já decidiu não alterar o resultado.

Todos os estudantes já receberam as redações corrigidas do Inep, órgão ligado ao MEC e responsável pelo Enem. A expectativa é que um dos casos possa ter uma decisão sobre a nota final ainda nesta sexta-feira, mas o outro resultado deve ficar para a próxima semana.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Em relação à decisão do Inep de não modificar a nota da redação em um dos casos, o autor da ação não vai recorrer.

Os três são candidatos a vagas no curso de medicina. Segundo o advogado que os representa, Diogo Assumpção Resende de Almeida, eles decidiram entrar com as ações pois consideram que a avaliação da redação no Enem foi muito díspar em relação ao histórico de desempenho. Um dos estudantes zerou a redação e os outros dois obtiveram notas baixas.

“São todos alunos com notas muito altas, com histórico escolar muito bom. As outras notas do Enem deles eram altas e também em redação de vestibulares”, disse Almeida. Ele acrescenta que considerou “arbitrária” a forma do edital do Enem que não permite o acesso à correção.

“Quando eles me procuraram, já de cara percebi o arbítrio dessa decisão, de você não permitir que o aluno tenha acesso a sua prova e à correção e também de não ser possível ele influenciar na decisão, apresentar uma impugnação”, completa.

A decisão da juíza federal Márcia Maria Nunes de Barros afirma existir “fundado receio de dano irreparável ou de difícil reparação e reversibilidade do provimento antecipado”.

As novas decisões judiciais foram reveladas pelo jornal “O Estado de S. Paulo”. O MEC afirma apenas que 16 ações tramitam na justiça solicitando o acesso à correção das provas e uma nova avaliação.

Desses apenas um único estudante conseguiu reverter a sua nota, como revelou a Folha na quarta-feira. O estudante havia obtido nota zero na prova de redação do Enem, mas subiu para 880 pontos após pedir a revisão da prova na Justiça. (Folha.com)

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Movimento gay prefere Lula a Dilma

Próxima Notícia

Inflação fecha 2011 em 6,50%, no teto da meta do BC

Mais Notícias

Paciente de SP mantém HIV indetectável por 78 semanas com tratamento inovador; estudo da Unifesp aponta possível “cura funcional”. (Foto: Divulgação | TJSP)
Geral

Homem de SP fica 17 meses curado do HIV com tratamento experimental

14/09/2025
Empresária Eveline Alencar inova, mais uma vez, à frente do Coffee House
Geral

Coffee House promove primeira edição de festa diurna com cafés e drinques em Rio Branco

14/09/2025
Foto: Reprodução
Geral

Influencer acreano Daniel Cruz se prepara para lutar na 9ª edição do maior evento de MMA do Acre

14/09/2025
Foto: Kauã Lucas
Geral

Projeto social leva aprendizado musical e esperança a crianças do bairro Sobral

14/09/2025
Estudantes do ensino fundamental participam de pesquisa nacional sobre acolhimento e aprendizagem; resultado vai subsidiar política pública para os anos finais (Foto: Seduc-Ceará)
Geral

Menos de 40% dos alunos valorizam professor, revela pesquisa

14/09/2025
Brasil estreia no Mundial de vôlei com vitória de 3x1 (Foto: Divulgação Volleyball World)
Geral

Arthur Bento assume responsabilidade, e Brasil vence China no Mundial de vôlei

14/09/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Inflação fecha 2011 em 6,50%, no teto da meta do BC

Consumo de energia deve crescer 4,5% ao ano até 2021

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre