Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Manifestantes de Vila Extrema/RO ameaçam cortar internet do Acre na próxima semana

Um suposto membro de um grupo de manifestantes de Vila Extrema, na divisa entre o Acre e Rondônia, a cerca de 295 Km de Rio Branco, prometeu deixar o nosso Estado sem internet durante a próxima semana. O morador da vila – que não quis se identificar, temendo sofrer ações penais pela sua ameaça – ligou para A GAZETA informando que um grupo deles iria cortar os cabos de fibra óptica próximos à Extrema (que tem em torno de 12 mil residentes), no início da próxima semana.

O ato de vandalismo seria motivado, segundo ele, em protesto aos serviços prestados na vila por uma empresa de telefonia. Ele disse que os moradores estão bastante insatisfeitos com a tal empresa, se sentem ‘isolados’ e que já cobraram, por diversas vezes, soluções. “Já mandamos até um documento exigindo as melhorias, mas até agora nada. Já esperamos demais e é de consenso geral que devemos agir”, diz ele, em tom de ameaça.  

Como se não bastasse, o morador de Vila Extrema ainda afirmou que os manifestantes vão continuar cortando os cabos durante toda a próxima semana, à medida que forem sendo feitos os reparos nos cabos danificados. A  assessoria de comunicação da empresa em questão disse que não se pronunciará sobre o assunto por se tratar de uma ameaça infundada (pelo fato de o manifestante não se identificar) e incitadora de atos criminosos.

Os moradores de Vila Extrema já são bem conhecidos pelos acreanos. E principalmente por seus atos exagerados. Em agosto de 2009, um protesto dos moradores de Vila Extrema interditou a BR-364 por dias. Eles entraram em conflito com a Polícia Rodoviária Federal, sendo noticia até no Jornal Nacional. Na época, eles exigiam a emancipação da vila a condição de município.

Sair da versão mobile