Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Ministério da Saúde envia equipe para investigar de mortes de crianças indígenas

Untitled-121212A morte da 13ª criança indígena, ocorrida quinta-feira à noite na UTI do Hospital das Crianças, forçou o envio de uma equipe técnica do Ministério da Saúde para o Acre. A criança tinha 10 meses era natural de Pauini (AM) e estava há oito dias com forte diarreia na aldeia.

De acordo com nota do ministério divulgada no fim da tarde de ontem, o objetivo do grupo é dar “suporte ao trabalho de investigação epidemiológica de casos e óbitos envolvendo crianças indígenas”.

Do início de dezembro (quando foi registrado o primeiro caso de Doença Diar-reica Aguda) até o dia 14 de janeiro, foram registrados 186 casos, segundo relatório da Secretaria de Saúde de Santa Rosa do Purus.

Das 13 crianças mortas, 9 são casos confirmados de Doença Diarreica Aguda (vômito, febre e diarreia). Atualmente, há cinco crianças de aldeias de Santa Rosa internadas na UTI do Hospital da Criança.

No relatório da Secretaria Municipal de Saúde e nem da Secretaria de Estado de Saúde não há divulgação sobre a segurança alimentar. Também não há explicações técnicas sobre os motivos que levam o Ministério da Saúde a refutar a possibilidade de haver casos de rotavírus entre as 46 aldeias da região.

MINISTÉRIO DA SAÚDE – Nota à Imprensa:
–  O Ministério da Saúde informa que uma equipe técnica chegou nesta sexta-feira (20), a Rio Branco (AC), para dar suporte ao trabalho de investigação epidemiológica de casos e óbitos envolvendo crianças indígenas na região de Santa Rosa do Purus (AC).

–  A equipe – formada por médicos, epidemiologistas, engenheiros e enfermeiros da área de investigação epidemiológica – prossegue neste sábado (21) o trabalho de investigação in loco nas 46 aldeias do município – 20 registraram casos. São sete profissionais.

–  Equipes multiprofissionais de saúde indígena do Ministério da Saúde já prestam assistência na região onde foram identificados os casos. São seis profissionais.

–  Desde o dia 15 de dezembro, realizam busca ativa dos casos, fornecimento de hidratação oral para os casos suspeitos e remoção aérea para os casos graves, que necessitam de internação.

–  Neste ano, foram contabilizados 70 casos suspeitos de Doença Diarreica Aguda (DDA), sem determinação da causa. Desde dezembro, somam 186 casos, conforme relatório preliminar da Secretaria Municipal de Saúde de Santa Rosa do Purus (AC). As notificações se referem ao período de 4.12.11 (primeiro caso) a 14.01.12.

–  Os sintomas predominantes nesses casos são febre alta, vômito e diarreia.

–  As equipes técnicas do Ministério da Saúde também investigam 12 óbitos de crianças com sintomas semelhantes, sendo um registrado nesta sexta-feira. Desse total, nove são casos de DDA.

–  O Ministério da Saúde informa ainda que há cinco crianças internadas no Hospital da Criança (AC). Uma delas encontra-se em estado grave, na UTI. As outras quatro em situação estável. Elas são das aldeias que fazem parte do município de Santa Rosa do Purus.

Sair da versão mobile