Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Nível do rio cai, mas Defesa Civil municipal se mantém em alerta

O nível do rio Acre, que nas primeiras horas da segunda-feira, 09, chegou ao seu maior patamar esse ano, medindo 14,48 metros, baixou sensivelmente durante toda essa terça-feira, 10. Nesta tarde, o nível chegou a 14 metros e deve reduzir ainda mais nos próximos dias. Apesar disso, as equipes da Defesa Civil Municipal estão em alerta para dar apoio às famílias vítimas da cheia do rio.
Nível do rio
Seguindo o que foi determinado pelo plano de contingência contra enchentes elaborado pela própria Defesa Civil municipal e homologado pelo prefeito Raimundo Angelim no início da semana passada, os técnicos da instituição fazem o monitoramento do nível do rio Acre na capital e também nas suas cabeceiras, bem como o acompanhamento do volume de chuvas.

“Estamos fazendo todo o acompanhamento e estamos prontos para atender a população sempre que for preciso”, afirmou o coordenador municipal da Defesa Civil, coronel Gilvan Vasconcelos.

O plano de contingência prevê ainda o apoio de todas as secretarias da administração municipal, que atuam no apoio às famílias desabrigadas, fazendo a remoção das áreas de risco e dando o apoio social e estrutural para que elas se sintam seguras nos abrigos provisórios.

Um desses abrigos é o parque de exposições Marechal Castelo Branco onde 56 famílias aguardam o rio voltar a um nível seguro para que possam voltar para suas residências. Elas são oriundas dos bairros mais baixos da cidade como o Baixada da Habitasa e Ayrton Senna.

No parque foram construídos um total de 150 abrigos, mas o local tem capacidade para atender até 600 famílias. Ali as famílias recebem alimentação e acompanhamento médico e social. A prefeitura instalou banheiros, local para lavagem de roupa e canil. (Ascom PMRB)

Sair da versão mobile