Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Obras do Linhão de usinas do Rio Madeira serão concluídas em junho

Para 2012, um dos maiores apelos dos acreanos é a melhoria na qualidade dos serviços de energia elétrica. E neste ano o Estado deve ganhar importantes aliados para realizar tal ‘desejo’. A construtora Toshiba anunciou que deve ser concluí-da em junho deste ano o ‘Linhão’ (conjunto de linhas de transmissão) das usinas hidrelétricas (UHEs) do Rio Madeira – em especial a de Jirau – para uma subestação que mandará a energia gerada pelas usinas até a cidade de Araraquara, no interior de São Paulo.

A unidade paulista, por sua vez, irá transmitir a energia rondoniense para qualquer lugar do país, onde haja carência de fornecimento de energia elétrica.

As obras do Linhão das usinas do Rio Madeira estão bem encaminhadas, com cerca de 70% finalizadas, e seguindo em ritmo acelerado. As torres das linhas de transmissão, inclusive, já podem ser vistas na BR-364, na divisa de Rondônia com o Acre, no sentido RO/AC. Aproximadamente 700 pessoas trabalham na construção do sistema deste Linhão.

Com um custo total de R$ 200 milhões (afixado por contrato), a construtora Toshiba estima entregar 94 Km de linhas de transmissão, sustentadas em 578 torres e que vão gerar 500 mil wolts de energia. Toda esta energia gerada ficará acumulada na estação de Araraquara, que faz parte do Sistema de Integração Nacio-nal (SIN) de energia elétrica.

A empresa também prevê a instalação de 3,4 mil Km de cabos condutores de energia entre as torres, que terão entre 60 a 120 metros de altura. Também serão inclusos nas obras cabos de pára-raios e sinalizadores de pássaros, feitos com fibras ópticas.

Uma obra semelhante a este foi a da usina de Santo Antônio, finalizada no final do 2º semestre do ano passado. Foram erguidas 94 torres em 14 Km de linhas de transmissão, que também gerarão em torno de 500 mil wolts de energia armazenados por estações do SIN. 

Sair da versão mobile