Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Pesquisa Ibope revela que 96% da população rejeita imposto para saúde

A população brasileira rejeita quase que por unanimidade o aumento de impostos ou a criação de um novo tributo como forma de se ampliar os recursos a serem destinados para a saúde pública. Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com o Instituto Ibope divulgada nesta quinta-feira aponta que 96% dos brasileiros rechaçam a elevação da carga tributária para se conseguir mais financiamento para o setor.

Para 82% do eleitorado, os recursos adicionais para a saúde poderiam ser conseguidos se o governo acabasse com a corrupção. Outra medida considerada importante para a melhoria dos serviços de saúde é a redução de desperdícios, citada por 53% dos entrevistados.

“A impressão que têm as pessoas é que, se acabar corrupção e se reduzir o desperdício, a quantidade de impostos é suficiente para o Estado prover saúde, segurança e educação. A questão é como realocar os recursos’, comentou o gerente-executivo da Unidade de Pesquisa da CNI, Renato da Fonseca.

De um modo geral, a população considera não ser necessário transferir recursos de outras áreas para se aumentar o volume de investimentos em saúde. Dos entrevistados, apenas 18% apontam a realocação de recursos como alternativa.

A pesquisa CNI/Ibope tem margem de erro de dois pontos percentuais. O levantamento foi realizado com 2002 pessoas em 141 municípios no período de 16 a 20 de setembro de 2011. (Portal Terra)

Sair da versão mobile