Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Mais de 480 soldados são promovidos a sargento

A Polícia Militar (PM) promoveu na manhã de hoje 481 sargentos. A solenidade, que contou com a presença do governador Tião Viana e de centenas de familiares dos formandos, foi realizada em frente do quartel do comando. Os sargentos ingressaram como soldados em 2002. O Acre é único estado onde a graduação sé dá com essa celeridade. Além do aumento nos vencimentos, os sargentos podem a alcançar a patente de oficial mais rápido.
Formatura sargentos 2
“Em outros estados, os soldados chegam a passar 28 a 30 anos para alcançar essa patente de terceiro sargento. Esses novos formados esperaram apenas nove anos, fato único ocorrido no Brasil, onde eles podem encerrar a carreira como major. Isso é o resultado do esforço dos governos de Jorge Viana e Binho Marques, que colocaram a segurança pública como prioridade”, declarou o governador Tião Viana.

As promoções só foram possíveis com a criação do novo estatuto dos militares (Lei Complementar 164/2006). “Um esforço que começou a nove anos se concretiza graças ao apoio do governador Tião Viana, que, logo no primeiro ano de seu governo, incorporou mais efetivo na Polícia Militar, o que possibilitou formar 481 sargentos sem comprometer o serviço de rua”, comentou o comandante  em exercício, coronel Paulo Cesar.    

Segundo lugar entre os formandos, o sargento E.Farraz, que integra o Batalhão de Operações Especiais (Bope), elogiou os instrutores e se diz mais motivado para o trabalho. “É sempre bom se qualificar”. A Sargento Márcia Lima destacou que teve dificuldades, pois precisava conciliar o curso com os serviços rotineiros das ruas.

“Foram muitas as atividades ao mesmo tempo, mas todo aquele esforço valeu por hoje”, disse ela, enquanto recebia cumprimentos de familiares. 

O curso foi dividido em três fases: a primeira foi realizada através do sistema de ensino à distancia da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). A segunda, por meio de instrução presencial, foi desenvolvida por vídeo-conferência e terceira se deu por meio de estágio prático supervisionado.

Sair da versão mobile