15 de setembro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

15 de setembro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

População precisa ficar atenta aos sintomas do rotavírus

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
22/01/2012 - 01:37
Manda no zap!CompartilharTuitar

No posto de saúde do Roney Meireles, localizado na parte alta de Rio Branco, o jovem Felipe Silva, de apenas uma ano e meio, recebe atendimento, pois há 2 dias ele apresenta sintomas como febre, diarreia e vômito. Francisca Sandra é mãe de Felipe, temendo que a saúde de seu filho pudesse agravar, decidiu procurar atendimento médico, já que os sintomas não sumiam.  “Decidi procurar logo o atendimento médico do posto, pois como nunca sabemos que uma simples doença ou mesmo algo mais grave pode afetar a vida de uma criança, busquei logo o atendimento médico” afirmou a dona de casa.  

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Preocupada, a mãe de Felipe acredita que o filho esteja com uma doença comum, que costuma atingir crianças nesse período do ano e nessa Faixa-Etária   O rotavírus é um agente viral associado à principal causa de diarréia grave. Estima-se que essa doença seja responsável por 5 a 10% de todos os casos de diarréia em crianças menores de 5 anos. Outros sintomas comuns são vômito, febre e dor abdominal. Tem duração de dois a 14 dias, varia das formas leves até as graves. Uma das complicações é a desidratação grave.

Para prevenir a doença é preciso lavar bem as mãos, realizar sempre a higiene da criança e mantê-las em ambientes limpos. Além dos cuidados com alimentação que também são importantes.   Segundo a chefe do setor, Betânia Texeira o centro possui um estoque de hidratação dessas crianças e orientam as pessoas a tomarem os cuidados para evitar e para tratar essa virose. A virose é o responsável por mais de 90% das infecções em seres humanos. No acre o Ministério da Saúde confirmou a morte de 12 crianças indigenas e em unidades de saúde nos municípios de Santa Rosa do Purus, Manoel Urbano e Sena Madureira.

 A suspeita é que elas teriam sido infectadas por um rotavírus. Com a implantação da vacina oral os casos diminuíram, mas o alerta continua. Os pais devem ficar atentos ao calendário vacinal dos filhos.   A vacina contra o rotavírus é disponibilizada em todos os postos e centros de saúde. A primeira dose deve ser dada aos dois meses de vida e a segunda dose em até cinco meses. “Os pais devem procurar o posto de saúde mais próximo de casa e manter as vacinas das crianças em dias, para evitar problemas maiores, além de manter a criança saudável. Todos os postos de saúde e hospitais estão aptos para atender a demanda da população” confirma Betânia Texeira.

 Por isso os pais devem ter atenção no período certo de cada dose. Raimunda Fernandes sabe da importância da vacinação em dias, e por isso, não esperou muito tempo, e logo tratou de levar o filho Vinicios de apenas 8 dias de vida, para imunizá-lo.   “A gente nunca sabe como lidar com essas doenças, principalmente com crianças pequenas que não podem dizer o que estão sentindo. Como sou mãe de primeira viagem, então trouxe logo para não correr o risco de que meu filho venha a ter complicações e ele é minha maior atenção de hoje, até o fim dos meus dias” disse Raimunda.

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Força Nacional reforça contingente da PF que impede a entrada de haitianos na fronteira

Próxima Notícia

TSE adquire kits para implantar biometria em todo país, em 2012

Mais Notícias

Foto: Pedro Devani/Secom
2º destaque

Sena Madureira entra na mira da PF por suspeita de irregularidades em emendas PIX

15/09/2025
Foto: Val Fernandes
5º destaque

Prefeitura de Rio Branco intensifica frentes de pavimentação em diversos bairros

15/09/2025
Foto: assessoria
Destaques Cotidiano

Após sucesso de público, ‘Eu Capitu’ encerra temporada no Acre com oficinas e sessão especial

15/09/2025
INSS leva serviços previdenciários a Jordão até sexta-feira
Geral

INSS leva serviços previdenciários a Jordão até sexta-feira

15/09/2025
Foto: Arquivo
Destaques Cotidiano

Iapen convoca aprovados em concurso para inspeção médica, entrega de documentos e posse

15/09/2025
Foto: Juan Vicent Diaz
Geral

Inmet emite alerta de temporais com ventos de até 60km/h para todo o Acre

15/09/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

TSE adquire kits para implantar biometria em todo país, em 2012

Refugiados ambientais: Brasil seria pioneiro se reconhecesse os haitianos como refugiados

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre