Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Prefeitura de Rio Branco contribui com a formação dos novos soldados da PM

03689236555A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), firmou parceria para contribuir com a formação dos soldados da Polícia Militar (PM) do Acre, durante a disciplina de Educação Ambiental.

A primeira palestra aconteceu quinta-feira, 26, pela manhã, na Escola de Educação Ambiental da Semeia, para o 4º pelotão da PM, composto por 35 soldados. Os policiais em formação conheceram as competências da Semeia na gestão das políticas ambientais no município, apresentadas pela diretora do Departamento de Controle Ambiental, Márcia Oliveira.

A disciplina de Educação Ambiental tem como foco a responsabilidade individual e coletiva para como o meio ambiente, tendo o policial militar como promotor da cidadania e consciência ambiental de acordo com a doutrina de policiamento comunitário.

“Trabalhamos na disciplina a filosofia do policiamento comunitário, tendo o policial como potencial promotor de educação ambiental. Buscando a aproximação com o cidadão, levando orientação e colaborando com a conservação do meio ambiente, principalmente com vistas na prevenção”, esclarece o instrutor da disciplina, tenente-coronel Mário Cesar, comandante do Comando de Policiamento Operacional, especialista em Segurança Pública e Polícia Ambiental. 

Também serão abordados temas como “Lixo – Problema ambiental e social”, “Gestão de águas”. Além desses módulos, os soldados da PM visitarão a Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos (Utre).

O objetivo da parceria entre a Polícia Militar e a Semeia é sensibilizar e orientar os futuros policiais com relação aos problemas ambientais, através de enfoque interdisciplinar, bem como da importância da participação ativa e responsável de cada indivíduo e da coletividade. No intuito de obter uma visão abrangente dos fundamentos, características e estratégias de atuação sobre as leis que regem a política municipal de meio ambiente e a aplicabilidade das leis por meio da fiscalização ambiental e atuação policial.

Segundo Mário Cesar, além dos temas apresentados pela Semeia, a disciplina também aborda temas mais gerais como aquecimento global, mudanças climáticas, dentre outros assuntos que trazem a necessidades urgentes de medidas mitigadoras. (Ascom PMRB)

Sair da versão mobile