Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Sammy Barbosa faz balanço de sua gestão no MPE

Balanço SammyO Procurador Sammy Barbosa Lopes deixou o cargo de Procurador-Geral de Justiça do Acre na semana que passou com a sensação de dever cumprido. Prestes a completar 40 anos ele agora se prepara para outros desafios. Um deles é a candidatura à vaga que se abre ao Ministério Público no Superior Tribunal de Justiça que será preenchida a partir de fevereiro. Pela primeira vez o Acre tem uma candidatura consistente e com chances reais. É um projeto audacioso, mas resultado do esforço e da visibilidade que conseguiu através de sua gestão, que inclusive o lançou como vice-presidente do Conselho Nacional de Procuradores Gerais dos Estados e da União – CNPG.

Filho de família pobre que migrou de um seringal em Xapuri para a periferia de Rio Branco, Sammy Barbosa Lopes sempre estudou em escolas públicas. Concluiu o curso de direito aos 22 anos e aos 24 ingressou no Ministério Público do Estado do Acre como promotor de justiça se notabilizando ao ser recrutado para ficar a frente do Grupo de combate ao Crime Organizado e enfrentar o então coronel Hildebrando Pascoal, mais conhecido como o “homem da motoserra”.

Pensando em uma instituição do futuro, Sammy implantou em sua gestão uma idéia absolutamente nova no MPE, a da Gestão Estratégica Orientada para Resultados. Para o Procurador, se até pouco tempo atrás a atuação da instituição parecia suficiente aos olhos da sociedade, hoje os níveis críticos e de exigência da população também vêm se espalhando em velocidade e intensidade aceleradas. O Planejamento Estratégico segundo ele é o caminho natural para quem deseja uma instituição forte e importante para a sociedade. E ouvir o que as pessoas queriam do MPE foi o primeiro passo. Depois de duas grandes audiências públicas em Cruzeiro do Sul e em Rio Branco envolvendo a sociedade civil organizada, a instituição começou a planejar seu rumo até 2015. 

Foram muitos os projetos elaborados e concretizados entre janeiro de 2010 e janeiro de 2012 e vão desde investimentos em informatização e a valorização de membros e servidores, por exemplo. Também foram reformadas e construídas sedes de promotorias em municípios, como Mâncio Lima, Acrelândia, Tarauacá e Senador Guiomard. Várias ações e operações projetaram o MPE no cenário estadual e nacional. Além de legitimar o papel do MP como defensor da lei e da sociedade, o trabalho desenvolvido nesses últimos anos reforçou a credibilidade da instituição junto à população e aos demais órgãos do poder público.

Sobre a nova Procuradora-Geral Patrícia de Amorim Rêgo, Sammy Barbosa faz questão de ressaltar “Cada vez que uma pessoa se faz substituir por outra, nós temos a oportunidade de sonhar que aquela que vem será melhor, e em regra, é. Não há qualquer dúvida de que a gestão da Dra. Patrícia será de muito sucesso. Desejo que as coisas que não foram possíveis até agora, possam acontecer. Ela tem meu total apoio. A própria candidatura dela contou com meu total apoio. E se esse projeto de Brasília não der certo, eu estarei aqui, ao lado dela, apoiando, contribuindo, colaborando da mesma forma com que ela me dedicou sua atenção e seu esforço”.

Sammy Barbosa classificou como ímpar a experiência de comandar o Ministério Público. “Dediquei grande parte da minha vida aos bancos da escola, mas o que aprendi nesses dois anos, certamente supera todos os anos que passei na sala de aula aprendendo”, revela.  (Agência MPE/AC)

Sair da versão mobile