Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Servidores do Ifac fazem ação em prol dos haitianos

Um grupo voluntário de servidores do Instituto Federal do Acre da Reitoria e do Campus Rio Branco esteve neste fim de semana em Brasiléia e Assis Brasil, numa ação em prol dos haitianos.
Ifachaitianos
O objetivo foi fazer um levantamento sobre as condições dos estrangeiros que imigraram para o Brasil pelas fronteiras acreanas, para elaboração de um programa de atendimento. Foram aplicados 298 formulários em Brasiléia, visando identificar porque escolheram o país entrando pelo Acre, se possuem agravo de saúde, qual a formação profissional, escolaridade e quantos membros da família possuem, etc.

Foram observados, por exemplo, que 39,93% dos  haitianos que ainda estão em Brasiléia falam pelo menos 3 idiomas (espanhol, francês e crioulo), mais da metade (54,36%) têm o ensino médio completo e só 1% é analfabeto. Os homens são maioria (80%), sendo que mais de 90% tem entre 20 e 39 anos, sendo 60% solteiros.

Entre as áreas profissionais que atuavam em seu de origem estão habilidades em gestão e construção civil. Todos vieram ao Brasil a procura de trabalho e visam chegar em São Paulo (35,57%), Manaus (9,73%), Porto Velho (8,72), Brasília (8,72%) e outros.

Cidadania  – Com a tabulação dos formulários será delineado um projeto pensando em auxiliar os haitianos no exercício da Cidadania Brasileira, como noções de direitos fundamentais, saúde e certificação de saberes.

A proposta foi uma idéia do próprio reitor do Ifac, Prof. Marcelo Minghelli, prontamente abraçada por um grupo de servidores. “Esperamos que o projeto seja bem aceito em Brasília e que possamos captar recursos para executá-lo o mais breve possível”, reforçou o Prof. Breno Silveira, Diretor Geral do Campus Rio Branco.

Uma equipe de servidores viajou também para Assis Brasil para entregar ao Prefeito em exercício, senhor Antonio Ribeiro Cavalcante, 35 sacolões fornecidos pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos como uma doação das igrejas evangélicas. (Ascom Ifac)

Sair da versão mobile