Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

STF: ataques a magistrados ‘dilaceram Estado democrático’

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cezar Peluso, condenou o atentado a bomba contra o Fórum de Rio Claro (SP), que deixou dois feridos na quinta-feira. Ao lembrar que este é o terceiro ataque a magistrados no País em 2012, Peluso afirmou, em nota, que crimes desse tipo “são fatos graves que dilaceram o tecido social e o Estado democrático de direito”.

“É inadmissível a trágica repetição de sucessivos ataques à independência de magistrados e servidores que, no ano passado, chegaram ao extremo do assassinato da juíza Patrícia Acioli”, disse Peluso, que classificou o ataque ao Fórum de Rio Claro como “criminoso, abominável e violento atentado contra membros da instituição”.

“O Estado e a sociedade não podem tolerar que, poucos dias após o início deste novo ano, seja o Judiciário, pela terceira vez, covardemente golpeado por terroristas que, aproveitando-se de artificioso e injusto clima de hostilidade à instituição como um todo, pretendem transtornar e impedir o trabalho de juízes e servidores, essencial à vida civilizada, à segurança coletiva e à dinâmica da ordem jurídica democrática”, afirmou.

Segundo Peluso, este é o terceiro ataque a magistrados registrado no País em 2012. “Já no dia 2 de janeiro, incêndio criminoso no Fórum de Nova Serrana (MG) prenunciava o surto específico de terrorismo, agravado pelo atentado, ocorrido no dia 4, contra familiares de magistrada do Ceará e, agora, pela explosão de uma bomba no Fórum de Rio Claro (SP)”, disse o presidente do STF, cobrando “apuração e punição rigorosa dos responsáveis por esses atos de vandalismo e barbárie”. (Portal Terra)

Sair da versão mobile